No âmbito do Dia Mundial de Saúde Mental, que se realiza no dia 10 de outubro, o Município de Oeiras encontra-se a organizar um conjunto de atividades e iniciativas que decorrerão de 7 a 12 de outubro.
Durante o mês de setembro, decorre a campanha de sensibilização “Para mim, saúde mental é…” que visa conhecer a perspetiva individual dos munícipes sobre o tema, cujos resultados serão partilhados no encontro 'Olhares e perspetivas em Saúde Mental- a caminho de uma rede de cuidados', a realizar no dia 10 de outubro, no Templo da Poesia.
Estima-se que mais de 1 em cada 5 portugueses (22,9%) sofra de uma perturbação mental, colocando Portugal num preocupante segundo lugar entre os países europeus com maior percentagem de anos vividos com incapacidade devido a carga de doenças mentais. A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) enaltece ainda que, em muitos portugueses os problemas de saúde mental são “subliminares”, isto e, não preenchem os critérios de diagnóstico para perturbação psiquiátrica, mas estão em sofrimento e beneficiariam de intervenção.
Nas crianças e adolescentes dos países europeus estima-se que a prevalência de doença mental se situe entre 8% e 23%. Em 2019, as perturbações de ansiedade e depressão eram as patologias mais prevalentes em Portugal, com uma percentagem superior a 10% na faixa etária entre os 10 e os 29 anos.
Preencha o formulário e dê-nos a sua perspetiva aqui.
Consulte o programa