Cerca de 240 alunos do 1º ciclo das Escolas Básicas do Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, e crianças dos Empreendimentos de Habitação Municipal de Carnaxide, participaram, no passado dia 10 de dezembro, numa atividade especial que celebrou o Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos e valorizou a diversidade cultural.
A iniciativa, promovida pela equipa do Contrato Local de Segurança de Oeiras (CLS) da Câmara Municipal de Oeiras, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Aquilino Ribeiro e Carnaxide-Portela, contou com a participação do ator Ricardo Reis, residente no território de Carnaxide. O momento principal foi a leitura e dramatização da história infantil ‘As Cores da Cidade Cinzenta’, um livro promovido pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que sublinha a relevância da diversidade cultural para a construção de uma sociedade mais rica e coesa.
Inspiradas pela história, as crianças pintaram com as suas mãos dois murais que agora embelezam as suas escolas, simbolizando as diferentes identidades e culturas das suas comunidades.
A atividade, que reforça os valores de inclusão e cooperação, contou também com a presença da Polícia Municipal e da PSP, parceiros estratégicos do CLS nestes territórios.