Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksConversas-sobre-Educação-–-'A-Digitalização-no-Ensino'

Conversas sobre Educação – 'A Digitalização no Ensino' Notícias

22/09/2023
Conversas sobre Educação – A Digitalização no Ensino




As ‘Conversas Sobre a Educação’ decorrem 

no próximo dia 28 de setembro, pelas 17h45, 

no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.



Sob o tema ‘A Digitalização no Ensino’, as conversas são organizadas pelo Município de Oeiras e têm moderação do Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho. A iniciativa conta ainda com a participação dos professores António Carlos Cortez e Maria do Carmo Vieira.

  SINOPSE
A pandemia Covid-19 e, em simultâneo, os avanços verificados ao nível da transformação digital, vieram aumentar a utilização de conteúdos educativos digitais, e tal está a operar mudanças significativas no quotidiano da comunidade escolar: professores e alunos procuram mais recursos dessa natureza, e a indústria do setor aumentou exponencialmente a sua produção e oferta.

Recentes desenvolvimentos tecnológicos – como a inteligência artificial – impõem desafios em contexto educativo que se prendem com a utilização das tecnologias de forma positiva, crítica e ética, explorando todo o seu potencial. 

Por outro lado, com a necessária tomada de consciência dos riscos implicados (impacto do número de horas de exposição ao digital e o seu uso excessivo sem qualquer enquadramento e orientação, cibersegurança e qualidade dos conteúdos e as mudanças no modelo de aula tradicional), torna-se urgente uma reflexão e tomadas de decisão sérias sobre estas questões.