A convite do Diretor-geral do Center for Language Education and Cooperation (CLEC), Professor Yu Yunfeng, o Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, e a Diretora do Departamento de Educação, Maria Paula Rodrigues, participaram na conferência Mundial sobre o Ensino da Língua Chinesa 2024, realizada de 15 a 17 de novembro em Pequim, República Popular da China, com o tema "Interconexão, Integração, Herança, Inovação". O convite surgiu na sequência da visita do CLEC a Oeiras, em maio deste ano, durante a qual foi lançado um programa pioneiro de ensino do Mandarim, coordenado pelo Instituto Confúcio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Até agora, o ensino do Mandarim estava disponível apenas nas escolas internacionais de Oeiras, não sendo oferecido nas escolas públicas. Com o lançamento deste programa em 2024/2025, que está a decorrer de forma experimental no Agrupamento de Escolas de Carnaxide, a língua chinesa passa a ser uma oferta também nas escolas públicas de Oeiras.
Este programa representa um passo importante para a diversificação da oferta educativa e o fortalecimento das relações culturais e linguísticas com a China.