A Orquestra Geração afirma-se, hoje, como uma referência no território educativo do concelho de Oeiras, envolvendo várias escolas num projeto que vai muito além da aprendizagem musical. Assente numa forte dimensão educativa e social, este programa contribui para o desenvolvimento de competências fundamentais como a disciplina, o trabalho em equipa, a responsabilidade, a persistência, a escuta ativa e o sentido de pertença, essenciais para o crescimento pessoal e académico dos alunos.
O impacto deste projeto foi claramente visível no Concerto de Inverno, que teve lugar na Escola Básica João Gonçalves Zarco, em Algés. Em palco estiveram alunos dos Agrupamentos de Escolas de Santa Catarina, Carnaxide-Portela e Linda-a-Velha - Queijas, muito confiantes, empenhados e motivados, que, através da música, expressaram o seu talento, esforço e dedicação, num momento marcado pela emoção e pela qualidade artística das interpretações.
Este concerto constituiu também uma oportunidade para o Município de Oeiras reafirmar o seu compromisso com a Orquestra Geração, com a promoção da educação artística e com uma escola pública inclusiva, que acredita no potencial de todas as crianças e jovens. A autarquia continuará a apoiar projetos que promovam a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o desenvolvimento integral dos alunos do concelho.
Em Oeiras, a educação constrói-se de forma integrada, valorizando a cultura, a emoção e a harmonia como pilares fundamentais de uma formação plena e de qualidade.