A 5ª edição do Cineclube Oeiras – Mostra e Concurso Escolar de Curtas-metragens apresentou, na passada quinta-feira, dia 21 de novembro, os 7 filmes realizados por 9 alunos do Ensino Secundário de Oeiras.
Os filmes foram sujeitos a votação por um júri qualificado, selecionado pela organização do projeto, que atribuiu o prémio de melhor curta metragem e três menções honrosas.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Cinema NOS do Oeiras Parque, com a presença do Senhor Vereador do Município de Oeiras, Pedro Patacho. A apresentação do evento ficou a cargo do ator Sérgio Prieto. O Júri foi composto pelo Vereador do Município de Oeiras, Armando Soares, o professor de Cinema (área de Estudos) Manuel Guerra, o diretor da World Academy, João Tovar e pelo ator, Pedro Giestas.
A vencedora da melhor curta-metragem foi a aluna Madalena Santos, da Escola Secundária Sebastião e Silva, com a curta "Cento e oitenta e três".
Foram ainda distinguidas com menção Honrosa mais três curta-metragens:
"Vazio" de Ana Mondal e Lucas Lehnert da Escola Secundária Sebastião e Silva;
"Persona" de Mateus Salvador da Escola Secundária Sebastião e Silva;
"Groundfall" de Nicolas Nascimento da Escola Secundária Luis de Freitas Branco.
Todos os jovens receberam como prémio a participação numa masterclasse de realização e uma visita à World Academy. O primeiro lugar e as 3 menções honrosas conquistaram o troféu do município "O Mergulho da Baleia". O primeiro lugar recebeu ainda um curso de 60 horas de formação na World Academy.
O CineClube Oeiras é um projeto desenvolvido pela RUGAS Associação Cultural, com o apoio do Município de Oeiras, destinado a todos os alunos que frequentam o ensino secundário do concelho, tendo o tema desta edição sido: 'Liberdade'.
Esta edição marca os cinco anos do projeto. "O Cineclube Oeiras nasceu em 2019, a partir de uma ideia de literacia cinematográfica, com os objetivos de proporcionar, a jovens aspirantes cinéfilos, o acesso ao conhecimento pela participação ativa, procurando alimentar um pensamento livre, crítico, e uma atitude implicada", refere a organização.
Cada uma das anteriores edições do Cineclube Oeiras focou-se num tema específico, sobre o qual os formandos desenvolveram o seu projeto criativo. Na primeira edição, que decorreu entre 2019 e 2020, a temática foi "Filma a tua Cidade". Na segunda, "Os Dias de Hoje" (2020/2021); na terceira, as "Alterações Climáticas" (2021/2022); e a quarta ficou reservada para o tema "Do Interior da Minha Janela" (2022/2023).
Este projeto permitiu aos seus participantes receberem formação para aprender a realizar um pequeno filme. A equipa da RUGAS Associação Cultural, apoiou os jovens durante todo o processo criativo e orientou a produção, a escrita do guião, a realização e a montagem do filme.