O Município de Oeiras realizou no dia 9 de setembro, uma cerimónia no Templo da Poesia, onde foram entregues certificados a Bolseiros de Mérito. Esta distinção pública é atribuída a estudantes de Oeiras, reconhecendo a sua participação cívica e a sabedoria adquirida fora dos contextos formais de aprendizagem.
A cerimónia contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Vereador da Educação, Pedro Patacho, e outros membros do Executivo Municipal. Durante o evento, cada bolseiro foi apresentado individualmente, destacando-se a área em que se evidenciaram.
Durante a sua intervenção, o Presidente da CMO salientou a importância dos pais e dos professores no percurso destes jovens, destacando, no entanto, que o mais importante é que cada jovem acredite em si próprio. "O sucesso dos jovens depende daquilo que acreditam que são capazes de fazer, de não desistir. É preciso que tenham as condições necessárias, mas o talento de cada um pode levar onde quiserem. Quando a força de vontade é muita, quando definem um objetivo, chega-se lá", referiu.
E acrescentou: "A área da Educação não é uma área onde os resultados são vistos a curto prazo. Na Educação, as políticas têm de ser persistentes, continuadas durante vários anos para se obterem os resultados. O investimento na Educação é um investimento a médio e longo prazo. Na Câmara Municipal de Oeiras, também não desistimos. Definimos o objetivo de ter os melhores alunos em Oeiras e estou convencido de que vamos tê-los".
A Educação tem sido uma prioridade para o Município de Oeiras, que, além das Bolsas de Estudo, atribui também Bolsas de Mérito. Estas últimas são dirigidas a quem se distingue pelo seu contributo à comunidade, seja nas áreas social, cultural, académica, tecnológica, científica, económica, humanitária ou desportiva, entre outras. O objetivo é valorizar o envolvimento cívico e o conhecimento adquirido em ambientes não formais.
A cerimónia para além dos momentos de entretenimento contou com criação de uma ilustração ao vivo, do jovem João Maria Ferreira da Costa Santos, bolseiro no ano letivo 2022/2023 e finalista do Mestrado de Comunicação Visual na Universidade de Teesside, em Inglaterra, ambas proporcionando uma celebração completa do mérito e participação destes jovens.
Se não teve oportunidade de assistir à cerimónia clique aqui