O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó, assinaram um protocolo de colaboração para a instalação do novo Instituto Gulbenkian de Estudos Avançados (IGEA). A cerimónia teve lugar na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
“A vocação de Oeiras é a investigação, a inovação, a tecnologia, a ciência. Andávamos à procura de uma identidade e conseguimos encontrá-la”, afirmou Isaltino Morais, na ocasião.

O IGEA, uma instituição pioneira em Portugal, criada pela Fundação Gulbenkian, atuará como um lugar de acolhimento, por períodos não excedendo um ano, de investigadores e professores de mérito excecional, nas diversas áreas das Humanidades e das Ciências Sociais, para que possam realizar o seu trabalho de investigação e escrita, libertos de qualquer constrangimento letivo ou profissional.
Prosseguindo a ligação histórica entre a Fundação e o Município no domínio da Ciência, a Câmara de Oeiras disponibilizou os espaços necessários para o lançamento deste projeto inédito no nosso país.
