Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAgenda-Científica-–-Setembro-2022

Agenda Científica – Setembro 2022 Notícias

02/09/2022
Agenda Científica – Setembro 2022




A agenda de agosto dá a conhecer eventos e iniciativas dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento e ciência dinamizada em instituições de investigação científica de Oeiras.

 


   EFEMÉRIDES   

Dia Internacional do Microrganismo 2022

Data: 17 de setembro

Horário: 16h00-19h00

Público-alvo: público em geral

Local: Praia de Caxias

Descrição: O que têm os microrganismos a ver com a praia e com o mar? Venham descobrir no dia 17 de setembro, Dia Internacional do Microrganismo. Entre as 16h00 e as 19h00, o maravilhoso mundo dos microrganismos vai marcar presença na Praia de Caxias, em Oeiras, num Sunset com ciência. Entre observações ao microscópio, demonstrações e conversas com investigadores do ITQB NOVA, são várias as atividades para explorar a ciência dos microrganismos. Fiquem a saber mais sobre os últimos desenvolvimentos científicos com base em organismos marinhos e a sua microbiota, como por exemplo para o desenvolvimento de fármacos contra infeções causadas por microrganismos. Há ainda supresas para todas as idades, desafios para os mais pequenos e o imperdível DJ E. coli. O Dia Internacional do Microrganismo foi lançado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e pretende sensibilizar para o papel essencial que os microrganismos desempenham na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida. A data é uma homenagem ao dia em que, em 1963, o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London onde relatava a primeira descrição de um microrganismo, acompanhada por desenhos desses organismos e dos seus movimentos. Foram assim lançadas as bases da Microbiologia. Este evento é organizado com o apoio do Município de Oeiras.

Mais informações em: Dia Internacional do Microrganismo 2022 — ITQB (unl.pt)


   EXPOSIÇÕES   

 

Museu de Arte Urbana do Taguspark – MAU

Data: Todos os dias

Horário: sempre aberto

Local: Taguspark – Ciência do Conhecimento

Público-alvo: Público em geral 

Breve descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho com o Anjo Futurista, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt 


Regresso às aulas no Aquário Vasco da Gama

Data: setembro

Local: Aquário Vasco da Gama

Descrição: O regresso às aulas passa pelo Aquário Vasco da Gama. Planeia uma visita com a tua escola e com os teus colegas. Aproveita para usufruir do espaço interativo "Janela para o Oceano" e navegar na nova plataforma dedicada ao Rei D. Carlos I e à sua coleção oceanográfica. Vem aprender mais sobre as espécies que habitam no mar e nos rios, todos os dias das 10h00 às 18h00 (com última entrada às 17h30).

Aquário Vasco da Gama – Dafundo

Mais informações em: https://www.instagram.com/aquariovascodagama/

https://ccm.marinha.pt/pt/aquariovgama/atividades/visitasescolares

 

   PALESTRAS, CONFERÊNCIAS, COLÓQUIOS, TORNEIOS E CONCURSOS   


Jornadas da Assembleia de Escola 2022

Data: 5, 6 e 7 de setembro

Público-alvo: estudantes, investigadores, docentes e não docentes do Instituto Superior Técnico

Horário: 08h45-18h00

Local: Instituto Superior Técnico

Descrição: Tendo como principal objetivo apoiar os Órgãos de Gestão do Instituto Superior Técnico e a Escola no seu todo numa reflexão objetiva sobre o futuro Plano Estratégico 2020-2030, a Assembleia de Escola propõe-se organizar as "Jornadas da Assembleia de Escola". A Escola é convidada a discutir e a contribuir com ideias e soluções em três grandes pilares: 1) o pilar da educação; 2) o pilar da investigação;3) o pilar do impacto societal, com vista a definir propostas de ação a serem incluídas no plano de atividades da escola para 2023 ou na estratégia futura da Escola. O evento é aberto a toda a comunidade do Técnico, mediante inscrição. Poderá ser seguido por streaming neste link.

Mais informações em: https://jornadas.aescola.tecnico.ulisboa.pt/

 

Conferência Global Mobility 2022

Data: 5 e 6 de setembro

Público-alvo: público geral

Local: Centro Cultural de Belém, Lisboa

Descrição: O Centro Cultural de Belém em Lisboa, recebe entre os dias 5 e 6 de setembro, a conferência Global Mobility 2022. O papel da inteligência artificial e do big data na indústria automóvel, a importância da investigação e desenvolvimento para o setor, o papel das infraestruturas dentro do novo conceito de veículo, mais autónomo e conectado, a discussão sobre se os veículos elétricos e a hidrogénio serão rivais ou complementares, as soluções de mobilidade e a economia circular na indústria automóvel, serão alguns dos temas abordados nesta conferência. 

Mais informações em:  https://www.globalmobility2022.pt/ 

 

Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática 

Data: 8 de setembro

Horário: 17h00

Local: online

Público-alvo: público geral

Descrição: O ciclo de Seminários Matemática, Física e Machine Learning tem como objetivo juntar matemáticos e físicos interessados em machine learning. A conferencista Inês Hipólito da Humboldt Universitat trará o tema: "The Free Energy Principle in the Edge of Chaos" a debate.

Mais informações em: https://mpml.tecnico.ulisboa.pt/seminars?id=6629/

https://www.ineshipolito.org/ 


Seminário Geometria em Lisboa 

Data: 16 de setembro

Horário: 16h00

Público-alvo: investigadores, alunos e professores, público em geral

Local: Sala P3.10, Pavilhão de Matemática, Técnico, campus Alameda

Descrição: O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá
organizar mais um seminário da série de "Seminários Geometria em Lisboa".

Mais informações em: 

https://geolis.math.tecnico.ulisboa.pt/seminars

https://math.berkeley.edu/~giventh/

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-geometria-em-lisboa-alexander-givental/
 

COLIFE MEETING 2022

Datas: 19 de setembro 

Horário: 08h45-21h00

Local: Forte São Julião da Barra

Descrição: O 2º COLife Meeting, que terá lugar no Forte S. Julião da Barra, em Oeiras, pretende reunir diretores, líderes de grupo, pós-doutorandos, estudantes, técnicos, funcionários e responsáveis de instalações e plataformas técnicas, todos membros da nossa comunidade, dispostos a partilhar a sua experiência e conhecimento. O COLife Community Meeting 2022 será um evento de um dia. Pequenas palestras científicas na sessão da manhã darão uma visão geral da investigação feita nos institutos COLife. À tarde, haverá sessões com pitches tecnológicos, seguidas de mesas redondas sobre temas de interesse de todos os institutos COLife, como gestão de dados e open science. Toda a comunidade COLife (até 250 participantes pessoalmente), incluindo líderes de grupo, gestores das facilities, pós-doutorandos, estudantes e equipa de suporte.

Mais informações em: https://igc.idloom.events/colife-meeting-2022

https://www.nms.unl.pt/pt-pt/nms/noticias-e-eventos/eventos/detalhe/eventid/7160https://colife.eu/  

https://colife.eu/

 

BIOMEET 2022

Datas:  19 e 20 de setembro 

Horário: Dia 19, das 09h00 às 23h00 e dia 20, das 09h30 às 17h30

Local: Templo da Poesia Oeiras

Descrição: De 19 a 20 de setembro, a P-BIO organiza o BIOMEET 2022, o encontro anual do setor da Biotecnologia, com o apoio do Oeiras Valley – Município de Oeiras. O evento fará parte das comemorações da Semana Europeia de Biotecnologia 2022. O evento terá início no dia 19 de setembro pela manhã com a sessão plenária "Obter a Inovação que necessitamos – repensar o contrato social entre biotecnologia e a sociedade em Portugal ", onde será lançada oficialmente a versão portuguesa do Biotech Social Pact – Pacto Social da Biotecnologia – e discutidas reflexões sobre o impacto social da biotecnologia. A sessão terá o Jornal Expresso como parceiro media e será transmitida em direto através das redes sociais. A sessão da tarde será dedicada ao bioinvestimento e contará com a apresentação de CEOs portugueses de start-ups de biotecnologia que obtiveram saídas bem-sucedidas, seguida de duas sessões de pitch para apresentação de projetos/start-ups nacionais de biotecnologia com elevado potencial de mercado a levantar investimento. No dia 20 de setembro, a sessão "Da I&D ao mercado: o papel dos clusters em Biotecnologia" será dedicada ao papel dos clusters de biotecnologia na promoção do crescimento económico regional e nacional. O ecossistema francês será apresentado como case study, seguindo-se a apresentação dos três grandes clusters biotecnológicos portugueses e uma discussão sobre as políticas que poderão ter maior impacto na promoção de clusters regionais, com vista ao desenvolvimento de start-ups biotecnológicas e ao crescimento económico a nível regional e nacional. A tarde será exclusiva para membros da P-BIO, com a realização da Assembleia Geral Eleitoral e a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais. As inscrições para o evento abrem no dia 24 de agosto e são sujeitas a confirmação por parte da organização devido ao número limitado de lugares. Entre os dias 12 e 20 de setembro, todos os participantes terão acesso a uma plataforma de agendamento de reuniões 1-to-1, a decorrer presencialmente durante o evento. Programa disponível aqui. 

Mais informações em: https://p-bio.org/pt/biomeet-2022/

 

Ceremony António Coutinho Science Awards 

Data: 27 de setembro 

Público-alvo: Aberta ao público em geral

Horário: 18h00-20h00

Local: Edifício Sede IGC– Auditório 2, Av. de Berna, 45A, Lisboa

Descrição: Cerimónia para celebrar o talento do programa António Coutinho Science Awards, a diversidade e a agenda global da democratização da ciência. No dia 27 de setembro, celebra-se a entrega dos prémios relativos à segunda e terceira edição do programa, respetivamente 2020/2021 e 2021/2022. O programa António Coutinho Science Awards oferece bolsas de mestrado e prémios de pós-doutoramento para impulsionar carreiras científicas e a diversidade nas ciências. Dirige-se a cientistas das ciências exatas, da vida e da saúde, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ou portugueses afrodescendentes destes países. O Centro Colaborativo Gulbenkian abre anualmente as candidaturas aos António Coutinho Science Awards. Entre 2019 e 2022, foram premiadas 8 pessoas que fizeram, assim, os seus estágios de investigação e projetos inovadores e de relevância estratégica, fomentando colaborações internacionais. A Cerimónia é aberta ao público, com pré-registo obrigatório https://igc.idloom.events/cerimonia-antonio-coutinho-science-awards 

Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/30116/

 

Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Petar Veličković

Data: 29 de setembro

Horário: 17h00

Público-alvo: investigadores, alunos e professores, público em geral

Local: Online

Descrição: Petar Veličković, investigador da Universidade de Cambridge trará o tema: "Geometric Deep Learning: Grids, Graphs, Groups, Geodesics and Gauges" a debate, no dia 29 de setembro, ao Ciclo de Seminários: Matemática, Física & Aprendizagem Automática.

Mais informações em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-matematica-fisica-aprendizagem-automatica-petar-velickovic/ 

 

Seminário Geometria em Lisboa 

Data: 16 de setembro

Horário: 16h00

Público-alvo: investigadores, alunos e professores, público em geral

Local: Sala P3.10, Pavilhão de Matemática, Técnico, campus Alameda

Descrição: O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) irá
organizar mais um seminário da série de "Seminários Geometria em Lisboa".

Mais informações em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-geometria-em-lisboa-alexander-givental/

https://geolis.math.tecnico.ulisboa.pt/seminars  

https://math.berkeley.edu/~giventh/

 

COLIFE MEETING 2022

Datas: 19 de setembro 

Horário: 08h45-21h00

Local: Forte São Julião da Barra

Descrição: O 2º COLife Meeting, que terá lugar no Forte S. Julião da Barra, em Oeiras, pretende reunir diretores, líderes de grupo, pós-doutorandos, estudantes, técnicos, funcionários e responsáveis de instalações e plataformas técnicas, todos membros da nossa comunidade, dispostos a partilhar a sua experiência e conhecimento. O COLife Community Meeting 2022 será um evento de um dia. Pequenas palestras científicas na sessão da manhã darão uma visão geral da investigação feita nos institutos COLife. À tarde, haverá sessões com pitches tecnológicos, seguidas de mesas redondas sobre temas de interesse de todos os institutos COLife, como gestão de dados e open science. Toda a comunidade COLife (até 250 participantes pessoalmente), incluindo líderes de grupo, gestores das facilities, pós-doutorandos, estudantes e equipa de suporte.

Mais informações em: https://igc.idloom.events/colife-meeting-2022

https://www.nms.unl.pt/pt-pt/nms/noticias-e-eventos/eventos/detalhe/eventid/7160

https://colife.eu/  

 

BIOMEET 2022

Datas:  19 e 20 de setembro 

Horário: Dia 19, das 09h00 às 23h00 e dia 20, das 09h30 às 17h30

Local: Templo da Poesia Oeiras

Descrição: De 19 a 20 de setembro, a P-BIO organiza o BIOMEET 2022, o encontro anual do setor da Biotecnologia, com o apoio do Oeiras Valley – Município de Oeiras. O evento fará parte das comemorações da Semana Europeia de Biotecnologia 2022. O evento terá início no dia 19 de setembro pela manhã com a sessão plenária "Obter a Inovação que necessitamos – repensar o contrato social entre biotecnologia e a sociedade em Portugal", onde será lançada oficialmente a versão portuguesa do Biotech Social Pact – Pacto Social da Biotecnologia – e discutidas reflexões sobre o impacto social da biotecnologia. A sessão terá o Jornal Expresso como parceiro media e será transmitida em direto através das redes sociais. A sessão da tarde será dedicada ao bioinvestimento e contará com a apresentação de CEOs portugueses de start-ups de biotecnologia que obtiveram saídas bem-sucedidas, seguida de duas sessões de pitch para apresentação de projetos/start-ups nacionais de biotecnologia com elevado potencial de mercado a levantar investimento. No dia 20 de setembro, a sessão "Da I&D ao mercado: o papel dos clusters em Biotecnologia" será dedicada ao papel dos clusters de biotecnologia na promoção do crescimento económico regional e nacional. O ecossistema francês será apresentado como case study, seguindo-se a apresentação dos três grandes clusters biotecnológicos portugueses e uma discussão sobre as políticas que poderão ter maior impacto na promoção de clusters regionais, com vista ao desenvolvimento de start-ups biotecnológicas e ao crescimento económico a nível regional e nacional. A tarde será exclusiva para membros da P-BIO, com a realização da Assembleia Geral Eleitoral e a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais. As inscrições para o evento abrem no dia 24 de agosto e são sujeitas a confirmação por parte da organização devido ao número limitado de lugares. Entre os dias 12 e 20 de setembro, todos os participantes terão acesso a uma plataforma de agendamento de reuniões 1-to-1, a decorrer presencialmente durante o evento. Programa disponível aqui. 

Mais informações em: https://p-bio.org/pt/biomeet-2022/

 

COGITO 2022 – Ideias que transformam: Tudo é Energia

Datas: A partir de 21 de setembro

Horário: 21h30-22h30

Local: Transmissão online

Descrição: O Município de Oeiras traz de volta o programa COGITO – IDEIAS QUE TRANSFORMAM. O Festival do conhecimento em Oeiras recomeça a 21 de setembro e termina a 25 de novembro. Serão 10 semanas, 26 eventos e centenas de ideias que transformam. Os grandes desafios da humanidade estão este ano marcados pela energia. Com o drama da Ucrânia, a União Europeia deve procurar assegurar a sua independência energética. A boa notícia é que a Ciência está a trabalhar em múltiplas opções. Por isso o tema geral do COGITO 2022 é: Tudo é Energia. A começar pelo pensamento. Ao longo de 3 meses pode assistir ao vivo ou online a várias iniciativas, desde sessões de Masterclasses, à Academia Cogito, aos Laboratórios Cidadãos e da Criatividade, Fórum Cidadãos e Cidade Criativa/Dia da Criatividade – no Aquário Vasco da Gama ou em instituições científicas de Oeiras. O conhecimento transforma e transforma-nos.

Programa: 

21 setembro | O que é preciso para criar uns "Novos Descobrimentos"? com Manuel Pinto de Abreu (oceanógrafo)

28 setembro | A agricultura vai entrar mar adentro? com Nuno Canada (presidente do INIAV)

Mais informações em: https://www.cogito.pt/

 

Ceremony António Coutinho Science Awards 

Data: 27 de setembro 

Público-alvo: Aberta ao público em geral

Horário: 18h00-20h00

Local: Edifício Sede IGC– Auditório 2, Av. de Berna, 45A, Lisboa

Descrição: Cerimónia para celebrar o talento do programa António Coutinho Science Awards, a diversidade e a agenda global da democratização da ciência. No dia 27 de setembro, celebra-se a entrega dos prémios relativos à segunda e terceira edição do programa, respetivamente 2020/2021 e 2021/2022. O programa António Coutinho Science Awards oferece bolsas de mestrado e prémios de pós-doutoramento para impulsionar carreiras científicas e a diversidade nas ciências. Dirige-se a cientistas das ciências exatas, da vida e da saúde, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ou portugueses afrodescendentes destes países. O Centro Colaborativo Gulbenkian abre anualmente as candidaturas aos António Coutinho Science Awards. Entre 2019 e 2022, foram premiadas 8 pessoas que fizeram, assim, os seus estágios de investigação e projetos inovadores e de relevância estratégica, fomentando colaborações internacionais. A Cerimónia é aberta ao público, com pré-registo obrigatório https://igc.idloom.events/cerimonia-antonio-coutinho-science-awards 

Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/agenda/30116/

 

Seminário Matemática, Física & Aprendizagem Automática – Petar Veličković

Data: 29 de setembro

Horário: 17h00

Público-alvo: investigadores, alunos e professores, público em geral

Local: Online

Descrição: Petar Veličković, investigador da Universidade de Cambridge trará o tema: "Geometric Deep Learning: Grids, Graphs, Groups, Geodesics and Gauges" a debate, no dia 29 de setembro, ao Ciclo de Seminários: Matemática, Física & Aprendizagem Automática.

Mais informações em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/seminario-matematica-fisica-aprendizagem-automatica-petar-velickovic/ 

 

   FORMAÇÃO, OFICINAS E COMUNIDADE DE PROFESSORES   

 

CARISMA 2022 – 3.ª ESCOLA DE VERÃO DO C2TN

Data: 5 a 7 de setembro

Público-alvo: estudantes universitários e investigadores

Horário: 09H15-16H45

Local: Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Instituto Superior Técnico, campus Alameda

Descrição: A CARISMA – Ciências e Aplicações das Radiações Ionizantes na Saúde, Materiais e Ambiente – destina-se a todos os alunos que frequentam o ensino superior que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre as aplicações das tecnologias nucleares e radiações ionizantes em áreas de elevada relevância científica, tecnológica e societal. Além da componente formativa em sala, esta Escola aposta ainda na vertente experimental através de demonstrações práticas nos laboratórios operados pelos investigadores da unidade de investigação C2TN.

Mais informações em: https://c2tn.tecnico.ulisboa.pt/images/CARISMA_III_Programme_3_dias.pdf 

 

ROB9-16: edição de Verão 2022 – DogRob

Data: 5 a 9 de setembro 

Público-alvo: crianças e jovens dos 9 aos 16 anos, alunos do 9.º ao 12.º ano (e alunos do 5.º ao 8.º ano que tenha participado na atividade introdutória "IntroRob").

Horário: 10h-17h (acolhimento a partir das 9h e extensão até às 18h)

Local: Técnico – Campus do Taguspark, Sala 0.5

Preçário: 200 EUR (almoço incluído); Irmãos: 160 EUR (2.ª inscrição); Filhos de funcionários da Universidade de Lisboa: 160 EUR (2.º filho: 128 EUR)

Descrição: O ROB 9-16, clube de robótica e eletrónica dinamizado por alunos do Técnico para crianças e jovens dos 9 aos 16 anos, apresenta uma agenda de atividades para estas férias de Verão. A atividade "DogRob" consiste na construção de um cão robô. Para tal serão dadas bases e conceitos relacionados com as áreas da robótica, programação e modelação 3D. No final da atividade cada aluno terá construído um cão robô que poderá levar para casa, percebendo o seu funcionamento e qual a função de cada componente que integra o robô.

Mais informações em: https://www.facebook.com/rob916ist

 

2.º Curso de Amostragem Ambiental

Data: 12 a 16 de setembro

Horário: 09h00-17h00

Público-alvo: público geral

Descrição: O curso de amostragem ambiental pretende que os participantes conheçam e tomem contacto com técnicas e metodologias de amostragem ambiental. É um curso com uma componente teórica de 3h sendo as restantes 32h de trabalho de campo em situação real ou laboratório (amostragem biológica). O curso é gratuito para estudantes do Técnico.

Mais informações em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/2o-curso-de-amostragem-ambiental/ 


Proteomics Data Analysis hands-on training course

Data: 12 a 16 de setembro (data limite de aplicações até dia 5 de setembro)

Local: IGC Rua da Quinta Grande, 6, 2780-156 Oeiras

Público-alvo: Estudantes universitários 

Descrição: Experimentos proteómicos baseados em espectrometria em massa geram conjuntos de dados cada vez maiores e, como consequência, desafios complexos de interpretação de dados. Neste curso, serão introduzidos os conceitos e métodos necessários para enfrentar esses desafios, abrangendo a identificação de peptídeos e proteínas, quantificação e análise diferencial. Além disso, projetos experimentais e bloqueios mais avançados também serão introduzidos. O foco principal será em dados de proteómica de espingarda, e quantificação usando intensidades de íones precursores livres de rótulos (MS1). O curso contará exclusivamente com software gratuito e fácil de usar, todos os quais podem ser aplicados diretamente em laboratório ao retornar do curso. Os inscritos também irão aprender como enviar dados para o PRIDE/ProteomeXchange, que é um requisito comum para publicação no campo, e como navegar e reprocessar dados disponíveis publicamente a partir de repositórios online. O curso fornecerá, assim, uma base sólida para iniciantes, mas também trará novas perspetivas para aqueles já familiarizados com procedimentos padrão de ata interpretação em proteómica.

Mais informações em: http://gtpb.igc.gulbenkian.pt/bicourses/2022/PDA22/

 

MOOC Técnico: Women in STEM – a MOOC for Educators

Data: 12 de setembro a 1 de janeiro 2023

Local: online

Público-alvo: Estudantes universitários 

Descrição: Os estereótipos de género e a sub-representação das mulheres em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) afetam a forma como as raparigas e as mulheres jovens se vêm a si próprias, e é uma das razões da sua baixa presença no domínio STEM. Acreditando que um curso MOOC e um conteúdo educacional equilibrado em termos de género podem, em geral, ser parte da solução, vamos ouvir neste MOOC vozes de várias pessoas que trabalham para um ambiente mais inclusivo no campo STEM. Apresentamos um kit de ferramentas criado no âmbito do projeto FOSTWOM Erasmus+ para desenvolver cursos MOOC de acordo com uma perspetiva consciente de género com um foco particular em: conteúdos e narrativa a ser utilizada, linguagem consciente de género, uso de imagens e materiais visuais conscientes do género. O objetivo é oferecer uma ferramenta prática a todas as pessoas dispostas a criar conteúdos educativos com uma consciência do equilíbrio de género. Este MOOC é oferecido pelo MOOC Técnico, concebido em colaboração com o Politecnico di Milano e desenvolvido no âmbito do projeto FOSTWOM. Acesso aos materiais: O acesso ao curso é absolutamente gratuito e completamente online. Os materiais do curso permanecerão disponíveis a todos os utilizadores inscritos após o fim da presente edição, para que possam voltar ao conteúdo mais tarde. Todos os vídeos incluídos no MOOC são fornecidos com legendas tanto em inglês como em português.

Mais informações em: https://courses.elearning.tecnico.ulisboa.pt/courses/course-v1:MOOCs+FWSTEM+2022/about

https://fostwom.eu/ 

 

Programa sujeito a eventual alteração em virtude dos constrangimentos associados à covid-19

 


____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

14.º Biomeet em Oeiras na Semana Europeia da Biotecnologia

Candidaturas abertas para a 4ª Edição dos António Coutinho Science Awards

Newsletter – Agenda da Ciência do Município de Oeiras | N.º 19 | agosto 2022