A Direção-Geral da Educação (DGE) anunciou a realização da 38.ª edição das Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática, a decorrer em 2026, uma iniciativa de âmbito nacional e internacional que visa promover o talento dos alunos portugueses na área da informática e do pensamento computacional.
O evento é promovido pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com a Universidade de Princeton, constituindo-se como uma oportunidade relevante para o desenvolvimento de competências digitais entre os jovens.
Uma das principais novidades da edição de 2026 é o lançamento de um projeto orientado para o aumento da participação de raparigas nestas competições, através da criação de incentivos específicos e do compromisso de formação de uma delegação nacional para as European Girls’ Olympiad in Informatics (EGOI). Esta medida enquadra-se nas políticas nacionais de promoção da igualdade de género nas áreas STEM, destacando-se o Programa Nacional de Raparigas nas STEM e o projeto STEAM-IT, ambos com coordenação da DGE.
As inscrições para as Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática encontram-se abertas até às 23h59 do dia 15 de março de 2026.
Mais informações aqui: Inscrições | Cartaz