Para jovens residentes em Portugal, nascidos em 2007 e 2008. O valor do cheque é de 30€
O Programa Cheque-livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, implementado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e o Fundo de Fomento Cultural (FFC) e que tem como objetivo fomentar hábitos de leitura.
O período de utilização do cheque é de 2 de janeiro a 30 de junho de 2026. Destina-se a jovens residentes em Portugal, nascidos em 2007 e 2008.
O valor do cheque é de 30€ (aumento de 50% face à edição anterior). O cheque é de uso único, sem valor mínimo de compra.
Livros abrangidos: livros não escolares, editados em Portugal (excluem-se manuais escolares, dicionários e livros de apoio ao estudo);
O acesso ao cheque faz-se mediante Cartão de Cidadão válido ou Chave Móvel Digital (inclui jovens estrangeiros residentes).
Onde usar: Livrarias aderentes em todo o país. Podes encontrar todas as livrarias aderentes ao Programa Cheque-livro, aqui. Seleciona o teu distrito e descobre quais são as livrarias onde poderás utilizar o teu Cheque-livro.