O Município de Oeiras disponibiliza o projeto 'Equitação para Todos: Saúde, Reabilitação, Inclusão e Desporto', dinamizado pela Academia Equestre João Cardiga (AEJC), com candidatura ao Portugal Inovação Social.
Destinado a munícipes, ou a quem estude ou esteja integrado em contexto socioprofissional no concelho, com deficiência e/ou incapacidade, este projeto é gratuito e disponibiliza sessões de Psicomotricidade Assistida por Equinos, com 30 minutos de duração, realizadas uma vez por semana, no período da manhã, de terça a sexta-feira.
São disponibilizadas 20 vagas por ano, num total de 60 vagas durante os 3 anos de duração do projeto.
Crianças e jovens com deficiência e/ou incapacidade, entre os 5 e os 35 anos.
Facilitar o acesso a atividades terapêuticas e recreativas, promovendo a igualdade de oportunidades;Aumentar o bem-estar físico, mental e emocional dos beneficiários através de sessões adaptadas às suas necessidades;Potenciar competências de comunicação e cooperação;Promover a independência e autonomia na realização das atividades diárias.
Ter entre 5 e 35 anos;Residir, estudar ou estar integrado em contexto socioprofissional no concelho de Oeiras.
Comprovativo de residência, frequência escolar ou integração socioprofissional em Oeiras;Comprovativo da situação de deficiência/incapacidade: Bonificação por Deficiência, Prestação Social para a Inclusão ou Atestado Médico de Incapacidade Multiuso ≥ 60%;Certidão de liquidação de IRS (ou nota de liquidação) do ano anterior.
Cumprimento dos requisitos de participação;Situação de comprovada carência económica (ordenação das candidaturas);Declaração de compromisso de frequência mínima de 1 ano letivo.