Paulo Portas, o antigo Vice-Primeiro-Ministro de
Portugal e ex-líder do CDS-PP foi, no passado
dia 10 de janeiro, o convidado da última sessão
do “Dia da Democracia” de Oeiras.
Paulo Portas, o antigo Vice-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-líder do CDS-PP foi, no passado dia 10 de janeiro, o convidado da última sessão do “Dia da Democracia” de Oeiras que, ao fim de nove sessões, contabilizou a participação de cerca de 3.350 alunos das escolas secundárias públicas do concelho que puderam estar à conversa com várias personalidades, entre as quais Pedro Passos Coelho, Ana Gomes, José Miguel Júdice e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O “Dia da Democracia”, uma iniciativa dos independentes Juventude de Oeiras, da Juventude Socialista de Oeiras e da Juventude Social Democrata de Oeiras, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Associação Sedes, pretendeu chamar os mais jovens à participação cívica e debater com figuras ilustres do panorama político nacional questões da atualidade.
Para os coordenadores do projeto o balanço é “muito positivo”, uma vez que cumpriu os objetivos propostos.
“Os jovens de Oeiras deram provas de que estão envolvidos com a Política, com o que se passa no nosso país, não só pela presença nas sessões, mas pela interação que tiveram com os convidados, as perguntas que colocaram e o debate que promoveram”, afirmou uma das coordenadoras, Irina Lopes.
O projeto arrancou em setembro, com a apresentação pública do Dia da Democracia, que contou com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e uma assistência de 450 alunos de Oeiras.
Seguiu-se a Escola Secundária Amélia Rey Colaço, que teve como convidado Eduardo Marçal Grilo e que contou com a presença de mais de uma centena de alunos.
A sessão na Escola Secundária Sebastião e Silva foi a mais participada, com mais de 900 alunos a assistirem, presencialmente e virtualmente, à conversa com José Miguel Júdice.
O antigo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho (PSD) foi a grande figura da quarta sessão, que contou com mais de 300 alunos da Escola Secundária Luís Freitas Branco.
Depois, o socialista Sérgio Sousa Pinto conversou com cerca de 250 alunos da Escola Secundária José Augusto Lucas, a mesma audiência que teve o jornalista Henrique Monteiro na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
A ex-eurodeputada do PS Ana Gomes presidiu à sétima sessão do Dia da Democracia, na Escola Secundária Aquilino Ribeiro, na qual participaram cerca de duas centenas de alunos.
O antigo líder socialista António José Seguro foi até à Escola Secundária da Quinta do Marquês, com a participação total de cerca de 150 alunos.
A última “aula de Democracia” aconteceu hoje no Pavilhão Celorico Moreira, que se encheu com mais de 600 alunos da Escola Secundária de Miraflores para assistirem à participação de Paulo Portas.
O “Dia da Democracia” incluiu também jogos, debates entre juventudes partidárias, bancas informativas e assembleias de alunos.