Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksQuatro-Jovens-Estudantes-de-Oeiras-destacadas-no-livro-Raparigas-na-Ciência

Quatro Jovens Estudantes de Oeiras destacadas no livro Raparigas na Ciência Notícias

15/04/2024


Quatro Jovens Estudantes de Oeiras destacadas no livro: Raparigas na Ciência  

A 2.ª edição do livro Raparigas na Ciência, promovido pela Ciência Viva, dá a conhecer mais de 100 estudantes de todo o país que se destacam pelo seu interesse e participação em projetos científicos. Esta iniciativa visa inspirar as novas gerações para as áreas da ciência e tecnologia, reconhecendo e homenageando o papel das mulheres nestes campos.

Entre as destacadas nesta edição, encontram-se duas estudantes do ensino secundário de Oeiras:

  • Maria Inês Teixeira, aluna do 10º ano, na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, que foi reconhecida pelo seu desempenho nas Olimpíadas de Matemática, onde conquistou uma medalha de bronze 
  • Rita Fernandes, aluna do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária Sebastião e Silva, que afirmou seguir Engenharia Aeroespacial, como sendo o seu sonho.

No ensino superior, duas alunas do Instituto Superior Técnico, campus do Taguspark, também foram destacadas.

  • Luísa Fernandes, da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, no campus Taguspark, revelou o seu fascínio pelo espaço, desde criança, e aspira tornar-se astronauta.
  • Madalena Mota, também do mesmo curso, encontra na informática as respostas para os desafios do mundo moderno e destaca a importância da resolução de problemas e criatividade nesta área.

O lançamento do livro decorreu no Pavilhão do Conhecimento, no dia 17 de fevereiro de 2024, com o intuito de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2022. Além de reconhecer o mérito das jovens estudantes, esta ação visa ampliar o debate sobre a participação das mulheres na ciência, inspirando futuras gerações a seguir carreiras académicas e profissionais nestes campos. Esta iniciativa complementa o projeto Mulheres na Ciência, promovido pela Ciência Viva desde 2016, que visa destacar as histórias de sucesso de mulheres na área da ciência.