A Câmara Municipal de Oeiras aprovou
a atribuição de um apoio financeiro
para a implementação e manutenção
do projeto 'Aqui Há Horta'
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 5 mil euros às hortas pedagógicas das escolas que integram os Agrupamentos de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas, Carnaxide-Portela, ENA/Quinta do Marquês e ao Centro Social Paroquial de Oeiras, no presente ano letivo 2023/2024, para a implementação e manutenção do projeto 'Aqui Há Horta'.
O projeto 'Aqui há Horta' está integrado no Programa de Educação Ambiental do Município de Oeiras. No âmbito deste projeto, todos os estabelecimentos de ensino público e privados interessados em implementar uma horta pedagógica em espaço térreo ou recreio escolar, ou que já tenham uma horta e precisem de apoio para a manutenção da mesma, puderam apresentar a sua candidatura à Divisão de Gestão Ambiental (DGA). Este projeto prevê a atribuição de subsídios para apoio ao desenvolvimento da mesma, durante 3 anos letivos.
Reconhecendo as potencialidades que as hortas pedagógicas têm a nível educativo e social, tem crescido nos últimos anos o interesse das escolas de Oeiras na sua implementação em espaço escolar. Neste sentido, são diversas as mais valias deste tipo de trabalho, junto de crianças e jovens.
As hortas pedagógicas permitem um contacto direto com a natureza, estimulam uma aprendizagem ativa, uma alimentação mais saudável e uma consciência mais ecológica. Pretendem promover o contacto dos alunos com os ciclos naturais, sensibilizar para a importância do património natural, incentivar a cooperação entre a comunidade escolar e indivíduos e/ou organizações da sociedade civil.
Através do estímulo à partilha e ao relacionamento interpessoal com os projetos de hortas pedagógicas pretende-se contribuir também para a preservação dos saberes tradicionais, promover o bem-estar físico e psicológico dos envolvidos.