Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksMunicípio-de-Oeiras-associa-se-a-campanha-de-sensibilização-nas-escolas-para-a-importância-do-saneamento

Município de Oeiras associa-se a campanha de sensibilização nas escolas para a importância do saneamento Notícias

12/10/2023
Município de Oeiras associa-se a campanha de sensibilização nas escolas para a importância so saneamento



“Na sanita, Não!” é a temática do Programa 

de Educação Ambiental para a Sustentabilidade

(PEAS) 2023/24, realizado pelos SIMAS, que será

levado às escolas de Oeiras.


O Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS) está de volta para o ano letivo 2023/24, com a temática “Na sanita, Não!”. A Câmara Municipal de Oeiras associa-se como parceira a esta iniciativa promovida todos os anos pelos SIMAS – Serviços Municipalizados de Oeiras e Amadora, que vai levar às escolas do concelho um programa de sensibilização que alerta para as consequências do descarte de resíduos no sistema de águas residuais.

A escolha de uma temática relacionada com o saneamento tem como objetivo educar e lembrar milhares de alunos, desde o jardim de infância até ao 2.º ciclo, que as sanitas e as canalizações residenciais não devem ser utilizadas para eliminar qualquer tipo de resíduo ou lixo.

O programa tem como objetivo explicar aos alunos o funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), os processos envolvidos neste tratamento e como as ações individuais afetam a qualidade da água.

Esta sensibilização é feita através de uma viatura que se transforma numa sala de aula, o Roadshow Simas, com sessões pedagógicas presenciais e ações interativas de sensibilização multidisciplinares. Nas sessões planeadas para o ano letivo de 2023/24, os alunos terão a oportunidade de compreender por que razão nem todos os resíduos devem ser descartados na sanita e aprender práticas alternativas e facilmente adotáveis no dia a dia de cada um, de forma a terem um impacto positivo na preservação do nosso planeta.

Para incentivar a continuação destes comportamentos sustentáveis, no final de cada sessão, será lançado o passatempo ‘Missão: Na Sanita, Não! – Protege o teu ambiente’, onde os alunos são convidados a apresentar trabalhos ou composições artísticas a evocar o tema proposto, nas mais diversas plataformas, que demonstrem o empenho e a preocupação na preservação do meio ambiente e que incentivem à preservação da água. Os vencedores serão premiados no final do ano letivo numa cerimónia especial de apresentação dos projetos.


Saiba mais informações em roadshowsimas.pt