Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksIV-Encontro-de-Educação-reúne-agentes-educativos-para-refletir-sobre-a-Educação-de-Infância

IV Encontro de Educação reúne agentes educativos de Oeiras para refletir sobre a Educação de Infância Notícias

07/09/2023
IV Encontro de Educação reúne agentes educativos para refletir sobre a Educação de Infância




O IV Encontro de Educação de Oeiras – Desafios

e Reflexões sobre a Educação de Infância,

organizado pelo Departamento de Educação 

do Município de Oeiras, teve lugar no dia 6 

de setembro, no Auditório da Escola Secundária

Camilo Castelo Branco, em Carnaxide.


Este Encontro pretendeu aproximar os agentes educativos em torno de uma preocupação comum, a Educação de Infância. Contou com a presença de 239 participantes, maioritariamente docentes, pertencentes aos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Ensino de Oeiras, assim como Instituições da Rede Privada (solidária e lucrativa).

O evento contou com a abertura do Vereador de Educação do Município de Oeiras, Pedro Patacho, que destacou a importância de uma visão integrada da rede de educação de infância no território educativo de Oeiras para conseguir servir as necessidades das pessoas.












Este Encontro integrou 2 conferências. A primeira, da responsabilidade do Professor Doutor Carlos Neto (FMH-UL), centrou-se na importância de Brincar e Ser Ativo na Educação de Infância.

A segunda conferência, a cargo do Professor Pedro Freitas (Nova SBE), centrou-na importância comprovada de frequentar a Educação Pré-Escolar. 

O primeiro painel, denominado Educação Inclusiva: desafios e contributos para a Educação de Infância, contou com a participação da Professora Teresa Leite (ESE-Lx), a médica Graciete Carvalho e a Enfermeira Cidália Antunes, ambas oriundas do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Moderou este painel a professora Helena Neves, da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.











O segundo painel refletiu em torno do Projeto Brincar e Crescer Saudável em Oeiras, um projeto municipal que integra uma experiência de coadjuvação onde as expressões artísticas e motoras se articulam e interligam para o desenvolvimento de competências ligadas a estas áreas, nas crianças do Jardim de Infância, e a capacitação docente para a criação de dinâmicas que consagrem, harmoniosamente, música e movimento. Contou com a participação da Professora Helena Lima (Orquestra Geração), do Professor Frederico Lopes (FMH-UL) e do Professor Pedro Figueiredo (EMNSC). Moderou este painel Maria Paula Rodrigues, Diretora do Departamento de Educação do Município de Oeiras.















Para os momentos culturais que integraram o evento, contamos com a atuação de uma aluna da Escola de Dança Eva Vieira de Almeida, aluna da EB de Porto Salvo, e com a atuação de um grupo de alunos do Projeto Oficina Coral da EB Antero Basalisa (Agrupamento de Escolas de Carnaxide).