Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAlunos-de-Oeiras-participam-no-Ars-Electronica-Festival-na-Áustria

Alunos de Oeiras participam no Ars Electronica Festival na Áustria Notícias

08/09/2023
Alunos de Oeiras participam no Ars Electronica Festival na Áustria




Os alunos participaram com um projeto

inovador que junta Artes e Ciência no

pensamento de um futuro interplanetário

sustentável.



Oeiras tem 7 alunos a participar no Ars Electronica Festival a decorrer em Linz, na Áustria, com um projeto inovador que junta Artes e Ciência no pensamento de um futuro interplanetário sustentável.

O projeto Space Messengers iniciou há 3 anos numa parceria entre a Escola Secundária Sebastião e Silva e a Escola Integrada de Artes de Taos no Novo México, com as professoras Cristina Pinho e Ana Carla Oliveira, a diretora artística Agnes Chavez e a equipa criativa. Space Messengers é um projeto imersivo de realidades mistas que junta estudantes de todo o mundo em cursos que decorrem ao longo de 6 semanas, onde os alunos debatem com cientistas, filósofos e artistas as grandes questões da humanidade e do futuro.















No final destas semanas de workshops, todos os trabalhos e projetos de arte criados são trabalhados, culminando numa instalação de arte futurística. Esta instalação tem sido apresentada nos últimos anos no Festival Internacional de Ciência e Artes (FIC.a), juntando os alunos que originaram o projeto Rafael Balão (Coordenador da STEMarts), Mafalda Gorgulho (Embaixadora), Guilherme Verdelho (Embaixador) e os novos embaixadores Maria Frazão, Giovane Verdelho, Filipe Proença e Francisco Jerónimo. Estes estudantes têm a possibilidade de se tornarem embaixadores da STEMarts (Organização Internacional sem fins-lucrativos responsável pelo projeto) e consequentemente coordenadores. 

















A instalação foi convidada para participar no Ars Electronica Festival. A equipa da STEMarts juntamente com o Município de Oeiras e a Escola Secundária Sebastião e Silva tornaram esta viagem possível. Os alunos estão acompanhados pelo Prof. Miguel Penteado da Direção do Agrupamento, Elisabete Brigadeiro do Gabinete de Ciência e Inovação do Município de Oeiras e a professora responsável pelo projeto Ana Carla Oliveira. 

















Estes alunos tiveram a possibilidade de trabalhar diretamente com o Físico do CERN Steven Goldfarb, que participa numa das estações, a responder a questões dos visitantes como Avatar e com a equipa criativa do Projeto Space Messengers, incluindo o Coletivo Austriaco OMAi.

Para participar diretamente no projeto em todo o mundo, basta aceder a Space Messengers.