Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAgenda-Científica-–-Setembro-2023

Agenda Científica – Setembro 2023 Notícias

01/09/2023
Escola de Verão de Astronomia do Instituto Superior Técnico



A agenda de setembro pretende dar a conhecer

iniciativas e eventos dedicados à comunicação 

e divulgação de ciência e conhecimento que, 

no corrente mês, são dinamizados nas várias

instituições de investigação científica 

de Oeiras.  

Fique a conhecer a  Agenda Científica referente ao mês de setembro.  



       Efemérides, Dias Abertos

 

Convite | Bem-vindo à ULISBOA 2023/24

Data: 12 de setembro 

Horário: A partir das 11h

Local: Alameda da Cidade Universitária 

Público-alvo: Estudantes que ingressam no 1.º ano e a todos os estudantes internacionais

Descrição: «Neste dia, a Universidade de Lisboa (ULisboa) dá as boas vindas aos estudantes que ingressam no 1.º ano e a todos os estudantes internacionais. Durante o dia, na Alameda da Cidade Universitária os estudantes vão poder contar com atividades desportivas, com a entrega do kit de boas-vindas, com a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024 e ainda uma Sunset Party»

Mais informações

Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2023-2024 da Universidade de Lisboa

Data: 12 de setembro 

Horário: 16h

Local: Aula Magna da Universidade de Lisboa

Público-alvo: Estudantes da ULisboa e a sua Comunidade

Descrição: «A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024 decorre no dia 12 de setembro de 2023, na Aula Magna da Universidade de Lisboa (ULisboa). Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade. Esta sessão enquadra-se no programa de receção aos novos estudantes da universidade “Bem-Vindo à ULisboa” que decorre no mesmo dia, na Alameda da Universidade, com atividades desportivas, kits de boas-vindas e Sunset Party.»

Mais informações


ULisboa, 10 Anos, 10 Visitas – Visita ao Instituto Superior Técnico

Data: 16 de setembro 

Horário: 15h

Local: Instituto Superior Técnico, Campus Alameda 

Público-alvo: Estudantes que ingressam no 1.º ano e a todos os estudantes internacionais

Descrição: «No âmbito das Comemorações do 10º Aniversário da Universidade de Lisboa (ULisboa) em 2023, espaços emblemáticos da Universidade vão abrir-se à comunidade académica, ao público e à cidade. O programa ULisboa 10 anos, 10 Visitas inclui um conjunto de Visitas e Passeios com convidados que guiarão os participantes. A Visita 4 será feita aos espaços do Instituto Superior Técnico: Museu Faraday, Museu de Engenharia Civil, Museus de Geociências, no dia 16 de setembro de 2023, às 15h. Visita orientada por: Prof. Moisés Piedade, Prof. Carlos Fernandes, Prof. Maria João Pereira, Prof. Albano Sousa. As Visitas e Passeios são gratuitos, com inscrição obrigatória até 24h antes. Máximo 20 pp. por Visita. Duração: 3h00. Ponto de Encontro: Entrada do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico» 

Mais informações

Dia do Microrganismos ITQB NOVA – Sunset com Ciência 

Data: 17 de setembro 

Horário: 16h às 19h

Local: Praia da Torre (Oeiras)

Público-alvo: Público geral, familiar

Descrição: Na sequência do sucesso da última edição, no dia 17 de setembro, o Dia do Microrganismo volta à praia. Das 16h às 19h, a Praia da Torre vai ser o palco dos microrganismos que nos rodeiam e que tantas vezes passam despercebidos. Entre observações ao microscópio, conversas com investigadores do ITQB NOVA, histórias, e oficinas criativas, são várias as atividades para desvendar o lado invisível da ciência. Descubra os microrganismos que vivem na praia da Torre e nas profundezas do oceano, experimente um teste portátil à água onde mergulha, explore a resistência aos antibióticos e muito mais! Traga os miúdos para fazerem desenhos com areia, participarem na hora do conto e outras atividades! Termine o dia com o melhor que as bactérias e os fungos têm para nos oferecer enquanto desfruta de uma Kombucha fermentada no ITQB NOVA, ao som do imperdível DJ E. coli. O Dia Internacional do Microrganismo é realizado em Portugal por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), com o objetivo de sensibilizar para o papel essencial que os microrganismos desempenham na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida. A data é uma homenagem ao dia em que, em 1963, o comerciante holandês Antonie van Leeuwenhoek fez a primeira descrição de um microrganismo – retirado da sua própria placa dentária -, acompanhada por desenhos destes e dos seus movimentos. Foram assim lançadas as bases da Microbiologia. Venha descobrir o maravilhoso mundo dos microrganismos com o ITQB NOVA e o Município de Oeiras!

Mais informações


Convite | world café - encontro alumni inter-escolas ulisboa

Datas: 27 de setembro

Horário: 18h

Local: Salão Nobre da Universidade de Lisboa

Descrição: Pertence à Direção Alumni ou rede Alumni de alguma das Escolas da Universidade de Lisboa? Tem interesse em criar uma rede ou associação Alumni na sua Escola? Gostaria de saber mais sobre a Associação Alumni ULisboa? Ouvir e partilhar experiências de outras associações Alumni?

Mais informações 


 


       Exposições

 

Exposição permanente do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark

Datas: Todos os dias

Horário: Sempre aberto

Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento

Descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt

Exposição “All in my head!

Data: 07 de setembro a 21 de outubro 

Inauguração: 07 setembro às 18h

Horário: de segunda-feira a sábado, entre as 9h e as 19h

Local: Núcleo Central do Taguspark 

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Da autoria de Binau, a exposição apresenta uma família de personagens disformes que se completa e equilibra nas suas assimetrias, cromatismo e aspeto macabro, fazendo sátira ao supérfluo, à rotina, ao sentido de pertença e ao tradicionalismo. Este ato criativo procura colocar as emoções do público à "flor da pele", desafiar a perceção do espectador e incentivá-lo a refletir sobre a criação dos padrões de beleza e o conceito de identidade. Nascido na década de 90, Binau começou o seu percurso na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mas rapidamente passou para o mundo da ilustração e artes visuais. 

Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt

 

Exposição: Lab in a Box – Futuro com Ciência

Data: 18 de setembro a 30 de novembro 2023

Horário: Todos os dias das 10h às 18h

Local: Jardim dos Sete Castelos em Oeiras. Santo Amaro de Oeiras

Público-alvo: Público geral, familiar e escolar

Descrição: A Exposição «Lab in a Box – Futuro com Ciência» envolve um total de nove painéis ilustrados com os posters apresentados no 1º Encontro Lab in a Box - Oeiras por docentes que integraram a formação certificada deste projeto educativo do IGC. A exposição vai estar patente no Jardim da Quinta dos Sete Castelos, espaço público emblemático do ponto de vista ambiental e patrimonial, e dará a conhecer algumas das experiências científicas que foram realizadas em sala de aula desde o 1º ciclo ao ensino secundário e em clubes de ciência, com o objetivo maior de estimular o desenvolvimento do espírito crítico e a curiosidade científica das crianças e jovens participantes. Porque é que as aves têm tamanhos e formas de patas diferentes? De que forma a poluição dos solos pode contaminar as reservas de água subterrâneas? Como é que o interruptor controla a lâmpada e que materiais conduzem a corrente elétrica? O leque de atividades experimentais vão ajudar a descobrir a resposta a estas e a muitas outras perguntas.

Mais informações 


 

       Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios, Feiras e Concursos

 

Mercado Tradicional do Taguspark

Datas: terças-feiras de setembro

Horário: 09h às 14h

Local: Núcleo Central do Taguspark – Cidade do Conhecimento

Público-alvo: Público geral

Descrição: Mercado semanal com produtos nacionais sempre frescos. Local onde pode adquirir produtos nacionais, tradicionais e biológicos. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt


Conferência ENUMATH 2023 (European Conference on Numerical Mathematics and Advanced Applications)

Data: 04 a 08 de setembro

Local: Centro de Congressos e Anfiteatro Abreu Faro (Campus Alameda)

Público-alvo: Especialistas

Descrição: As conferências ENUMATH (European Conference on Numerical Mathematics and Advanced Applications) são um fórum para apresentar e discutir avanços fundamentais em matemática numérica e desafiar aplicações científicas e industriais ao mais alto nível de especialização internacional. A primeira conferência ENUMATH realizou-se em Paris em 1995. As edições seguintes foram realizadas nas universidades de Heidelberg (1997), Jyväskylä (1999), Ischia Porto (2001), Praga (2003), Santiago de Compostela (2005), Graz (2007), Uppsala (2009), Leicester (2011), Lausanne (2013), Ankara (2015), Bergen (2017) e Egmond aan Zee (2019). A ENUMATH 2021 foi cancelada devido à pandemia COVID-19. Foi adiada para 4-8 de setembro de 2023, em Lisboa e decorrerá no Instituto Superior Técnico – Campus Alameda (Centro de Congressos e Anfiteatro Abreu Faro). Informações relativas à ENUMATH 2023, incluindo o processo de submissão de propostas para realização de minisimpósios (até 4 de fevereiro de 2023), estão disponíveis em  https://enumath2023.com

Mais informações 


Seminário “Estratégia para a redução da pegada do plástico de cobertura do solo, em produção hortofrutícola”

Data: 08 de setembro 

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Centro de Atualização Propedêutica (CAP) do INIAV, em Oeiras

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Em 8 de setembro de 2023, realiza-se no Centro de Atualização Propedêutica (CAP) do INIAV, em Oeiras, um seminário sobre “Estratégia para a redução da pegada do plástico de cobertura do solo, em produção hortofrutícola”, no âmbito do projeto PRR-C05-i03-I-000167: Agri-Plast - “Organização da produção e inovação para a redução de plásticos agrícolas” (2023-2025). O plástico é importante numa agricultura produtiva permitindo a conservação da água, o aumento da temperatura do solo, o controlo das infestantes e o aumento da produção, protegendo as culturas contra as alterações climáticas. Portugal utiliza cerca de 4500 t/ano de plástico na cobertura de aproximadamente 23 000 ha de solo agrícola. A redução da pegada do plástico na agricultura é essencial. A inovação pode contribuir para a adaptação da (bio)degradabilidade do filme de cobertura do solo às necessidades dos agricultores e às condições ambientais. O seminário, organizado pela equipa do INIAV, contará com a presença do Presidente da Instituição, Doutor Nuno Canada. O projeto Agri-Plast será apresentado pela Coordenadora, Profª Graça Martinho (FCT NOVA), seguindo-se outros dois oradores convidados, a Profª Catedrática Jubilada Elizabeth Duarte (ISA/LEAF) e o Eng. Carlos Rodrigues (Silvex). O encerramento será efetuado pela Investigadora Corina Carranca. A participação neste evento é gratuita, mas com inscrição obrigatória, por favor preencha o "Formulário de inscrição".

Mais informações


Keystone gut microbiota promoting pathobiont clearance while preventing inflammation

Data: 12 de setembro

Horário: 14h00

Local: Auditório Ionians, Rua da Quinta Grande, 6, 2780-156 Oeiras

Público-alvo: Público Geral

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações


5.ª edição da International Conference on Health Care Systems Engineering

Data: 14 a 16 de setembro

Horário: 8h30 às 19h (dia 14), 9h15 às 23h (dia 15), 9h às 13h30 (dia 16)

Local: Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

Público-alvo: Cientistas e profissionais de saúde

Descrição: «A 5ª edição da International Conference on Health Care Systems Engineering terá lugar de 14 a 16 de setembro de 2023, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Esta conferência representa uma oportunidade única para cientistas e profissionais de saúde debaterem técnicas e métodos de gestão de operações para apoiar a tomada de decisões nos sistemas de prestação de cuidados de saúde. Os participantes poderão apresentar e discutir novas ideias, métodos e tecnologias, com vista a melhorar os processos de decisão relativos à adoção de tecnologias, intervenções e políticas de saúde, bem como para melhorar a utilização de dados no apoio a tomada de decisões clínicas.». Inscrições abertas até 16 de junho

Mais informações


From Race Suicide to Hipster Eugenics: A History of Demographic Anxiety

Data: 15 de setembro

Horário: 14h

Local: Auditório Ionians, Rua da Quinta Grande, 6, 2780-156 Oeiras

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações 


The Future of Postgraduate Education

Data: 18 de setembro

Horário: 09h às 17h45

Local: Centro de Congressos e Anfiteatro Abreu Faro (Campus Alameda)

Público-alvo: Sessão Aberta

Descrição: Numa celebração dos 30 anos dos programas de doutoramento do Instituto Gulbenkian de Ciência centrados no futuro da educação pós-graduada, há 30 anos, António Coutinho e Alexandre Quintanilha avançaram num empreendimento inovador, elaborando um programa de doutoramento que inspiraria muitos outros. Distinguindo-o de qualquer programa existente na Europa na altura, a sua abordagem visionária serviu de protótipo para muitos programas futuros. Esta iniciativa envolveu um ano de aulas imersivas ministradas por investigadores de renome mundial, fomentando o pensamento crítico e proporcionando uma compreensão dos fundamentos e desafios da biologia moderna. Além disso, capacitou os alunos a selecionar mentores de qualquer lugar do mundo, incentivando-os a sonhar além das fronteiras existentes do conhecimento e a definir os seus próprios projetos de pesquisa.

Mais informações


Conferência 'A Indústria Naval'

Data: 19 de setembro

Horário: 17h

Local: Sala V1.01, Pavilhão de Engenharia Civil – Campus Alameda (entrada livre)

Público-alvo: Público geral

Descrição: «“Combina e move-te: sem modos ativos não vamos lá?” é uma conversa em torno da mobilidade urbana e estratégias para redução da pegada de carbono, nomeadamente através da combinação de modos, em que os modos ativos (andar a pé e de bicicleta) podem desempenhar um papel importante se forem incentivados. Esta mesa-redonda terá 4 participantes (nome dos oradores a confirmar brevemente), da academia, sociedade civil, instituições governamentais e empresas do setor.

Mais informações: Mesa Redonda “Combina e move-te: sem modos ativos não vamos lá?” – Técnico Lisboa (ulisboa.pt)


Physics of Left-Right Asymmetric Morphogenesis

Data: 22 de setembro

Horário: 14h

Local: Auditório Ionians, Rua da Quinta Grande, 6, 2780-156 Oeiras

Público-alvo: Público geral

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações: Physics of Left-Right Asymmetric Morphogenesis – Instituto Gulbenkian de Ciência


Conferência 'A Indústria Naval'

Data: 28 de setembro

Horário: 15h

Local: Clube de Oficiais da Marinha Mercante

Público-alvo: Público geral

Descrição: A Conferência COMM, sobre Indústria Naval, conta com a presença do prestigiado Contra-Almirante Gonçalves de Brito, cuja nota biográfica se segue. Victor M. Gonçalves de Brito Contra-almirante engenheiro construtor naval, reformado. Além do curso de Engenheiro Maquinista Naval, da Escola Naval, completado em 1967 é, desde 1976, graduado pelo MIT com os graus de Ocean Engineer e de Master of Science em Arquitetura Naval e Engenharia Marítima. Promovido a Guarda-marinha em 1968, esteve embarcado durante 5 anos em diversos navios da Armada. Posteriormente desempenhou funções em terra, em departamentos de engenharia, manutenção e projeto naval da Marinha, durante 10 anos, incluindo a direção do programa de obtenção dos novos submarinos para a Marinha, desde o início (1995) até 2001. No Arsenal do Alfeite foi chefe de divisão de 1979 a 1985, diretor de 1985 a 1993 e administrador de 2002 a 2009. Em 2010 foi presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Mais informações


 


       Formação, Oficinas e Comunidade de Professores

  

11.ª Escola de Verão em Astrofísica e Gravitação – CENTRA

Data: 1 a 6 de setembro

Horário: 9h às 24h (inclui observações astronómicas)

Local: Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Público-alvo: alunos de mestrado em Física, Matemática e Engenharia, e aos melhores alunos universitários de graduação no primeiro, segundo e terceiro ano desses cursos que desejam aumentar os seus conhecimentos nas áreas de Astrofísica e Gravitação 

Descrição: «A 11ª edição da Escola de Astrofísica e Gravitação do CENTRA (SAG11) vai decorrer de 1 a 6 de setembro de 2023, no Instituto Superior Técnico, Campus Alameda. Esta prestigiada Escola de Verão destina-se a alunos de mestrado em Física, Matemática e Engenharia, e aos melhores alunos universitários de graduação no primeiro, segundo e terceiro ano desses cursos que desejam aumentar os seus conhecimentos nas áreas de Astrofísica e Gravitação. A escola abrange vários tópicos que vão desde a astronomia observacional até à gravitação quântica, incluindo importantes áreas de pesquisa como estrelas, galáxias, buracos negros, ondas gravitacionais e o próprio Universo. A SAG11 é organizada pelo Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) do Instituto Superior Técnico.»

Mais informações


Curso: Uma abordagem a modelos mentais na comunicação do risco nas aplicações da radiação ionizante na saúde (RaRisC_4Saúde)

Data: 4 a 12 de setembro

Horário: 9h às 16h

Local: Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e Online

Público-alvo: Estudantes

Descrição: «Curso introdutório sobre o desenvolvimento, implementação e teste de comunicações de risco relativas à radiação ionizante, com foco particular em imagens médicas. Com este curso, espera-se que os alunos: – Compreendam as diferenças entre a forma como especialistas e não especialistas (leigos) avaliam os riscos para si próprios e para os outros;

– Aprendam princípios básicos, métodos e técnicas sobre por que e como coletar evidências científicas de especialistas e não especialistas, para informar as comunicações de risco relacionadas à radiação ionizante; – Compreendam a importância de testar e avaliar as comunicações, para garantir a sua eficácia;

– Desenvolvam competências de resolução de problemas e planeamento para o desenvolvimento de comunicações de risco relativas a radiações ionizantes, aplicando as aprendizagens adquiridas a casos/cenários específicos em imagiologia médica. O curso RaRisC_4Saúde irá decorrer em formato híbrido e terá lugar de 4 a 12 de setembro de 2023.»

Mais informações


5.ª edição da Escola de Verão de Astronomia do Instituto Superior Técnico

Data: 4 a 8 de setembro

Local: Técnico- Campus Alameda

Público-alvo: Alunos do secundário (10º, 11º, e 12º ano)

Descrição: «A Escola de Verão de Astronomia (EVA) é uma iniciativa do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) destinada a promover a Astronomia e Astrofísica junto dos participantes. Esta escola destina-se alunos do secundário (10º, 11º e 12º ano) com motivação e curiosidade para aprender e descobrir o mundo da ciência. Ao longo de 5 dias serão discutidos assuntos como: Gravitação, Astronomia, Cosmologia e Astrofísica, tentando desta forma, promover a discussão de áreas da física que não são abordadas no ensino secundário e complementar as que são.» 

Mais informações | astro.nfist@gmail.com 


3.ª edição do curso de Amostragem Ambiental

Data: 4 a 8 de setembro

Local: Técnico- Campus Alameda

Público-alvo: Estudantes 

Descrição: «O 3.º curso de Amostragem Ambiental, organizado pelo Centro de Química Estrutural (CQE), o Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico (DEQ) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com o apoio do Município de Alcochete, realiza-se de 4 a 8 de setembro de 2023. Este curso pretende dotar os participantes de competências experimentais relativas à amostragem de águas naturais, solos, sedimentos e alguma amostragem biológica. O curso incluirá fundamentalmente quatro dias de trabalho experimental e saídas de campo. Terá um custo de 20€ para estudantes do Instituto Superior Técnico e 30€ para estudantes de outras instituições. Dará direito a certificado de participação, com menção do número de horas de formação.»

Mais informações | amostragem.ambiental@gmail.com


[Course] Biostatistics for Plant Sciences

Data: 04 de setembro a 08 de outubro

Horário: 12h

Local: ITQB NOVA

Público-alvo: PhD students and young researchers, in particular those in the field of Plant Biology.

Descrição: This course will enable participants to plan their scientific experiments more efficiently and to explore their results more robustly. The following topics will be covered: Linear models for fully randomized experimental designs; Linear mixed models and experimental design and analysis of single or series of experiments

Mais informações


Ética Summit 2023 - Um compromisso pela Ética no Desporto!

Data: 8, 9 e 10 de setembro

Horário: Não explicito

Local: Não explicito

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: O ÈTICA SUMMIT 2023, está a chegar! É já nos próximos dias 8, 9 e 10 de setembro que levamos a cabo a segunda edição deste evento único, 100% online e gratuito, que envolve toda a comunidade desportiva dos países lusófonos, promovendo a partilha, o debate e a reflexão sobre as problemáticas relacionadas com a ética e a integridade no desporto. A promoção e a disseminação das boas práticas neste âmbito é um compromisso de todos! É fundamental envolver todos aqueles que direta, ou indiretamente participam na atividade desportiva!

Mais informações: Ética Summit 2023 – Um compromisso pela Ética no Desporto! – Faculdade de Motricidade Humana


[Course] RNA-Seq data analysis

Data: 11 a 15 de setembro

Horário: 12h


Local: ITQB NOVA

Público-alvo: Master students, PhD students and Post-Docs

Descrição: The RNA-Seq data analysis course will introduce the basic principles of the RNA-Seq technique, followed by all the steps of data analysis using free-to-use tools and how to prepare figures and tables for publication of the data.

Mais informações

Sessão de encerramento do Programa de Empreendedorismo da Faber

Data: 12 de setembro 

Horário: Das 18h às 19h30

Local: Sala de Reuniões do Pavilhão Central, Técnico – Campus Alameda

Público-alvo: Alunos de mestrado e doutoramento do Técnico que pretendam aprender como transformar ideias inovadoras em novos negócios nas áreas tecnológica através do contacto com empreendedores e investidores, estando também aberto a alunos com interesse no tema mesmo sem terem uma ideia inovadora já concebida.

Descrição: O Programa de Empreendedorismo da Faber apresenta os seus resultados à comunidade do Técnico a 12 de setembro, às 18h, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central, Técnico – Campus Alameda. O evento marca o fim da primeira edição do programa entre a Escola e a empresa Faber, lançado no final de 2022. O programa envolveu 15 estudantes de mestrado e doutoramento do Técnico que frequentaram, até maio de 2023, 12 sessões de formação. Contaram com sessões sobre empreendedorismo e capital de risco através do contacto com a equipa da Faber e de uma grande diversidade de startups de base tecnológica. O programa envolveu mais de 23 empresas e instituições, representadas pelos seus quadros de topo, que partilharam as suas experiências com os alunos do Técnico. A segunda fase do programa, a arrancar em julho de 2023, consiste num estágio opcional de Verão numa start-up do portfolio da Faber. O Programa é direccionado a alunos de mestrado e doutoramento do Técnico que pretendam aprender como transformar ideias inovadoras em novos negócios nas áreas tecnológica através do contacto com empreendedores e investidores, estando também aberto a alunos com interesse no tema mesmo sem terem uma ideia inovadora já concebida.

O acesso ao programa é gratuito e não implica que os alunos tenham uma ideia prévia no contexto de empreendedorismo para desenvolver. A Faber é um fundo de capital de risco de fase inicial com foco nas áreas de inteligência artificial, ciência dos dados, web3 e tecnologia para o clima e os oceanos. No seu portfolio de investimento tem cerca de 40 start-ups de base tecnológica.

Mais informações


[Course] Fundamentals of light microscopy and image processing

Data: 18 a 29 de setembro

Horário: 12h00

Local: ITQB NOVA

Público-alvo: Qualquer pessoa interessada em microscopia de fluorescência com formação em disciplinas relacionadas às ciências da vida, incluindo estudantes de mestrado ou doutoramento, investigadores de doutoramento, técnicos de investigação científica, etc.

Descrição: O ITQB NOVA é uma referência em microscopia de fluorescência no âmbito da microbiologia e da biologia das infeções, possuindo o conhecimento técnico e os equipamentos necessários para proporcionar uma formação de excelência aos investigadores das ciências da vida. O ITQB NOVA, através do Bacterial Imaging Cluster (BIC), conta com especialistas em diferentes técnicas avançadas de microscopia e preparação de amostras complexas, bem como em sistemas de microscopia convencional e de super-resolução em biossegurança. Este potencial de criação e partilha de conhecimento é ainda reforçado pela forte integração do ITQB NOVA na comunidade portuguesa de bioimagem.

Mais informações


[Event] Postdoc Appreciation Week

Data: 18 a 22 de setembro

Horário: 12h

Local: ITQB-NOVA

Público-alvo: PhD students, PhD researchers

Descrição: O evento PAW começou em 2009 nos EUA para reconhecer as contribuições significativas que os pós-doutorados fazem para atividades de pesquisa, descoberta e divulgação. Hoje em dia este evento é celebrado por diversas instituições em diferentes partes do mundo. Este ano acontecerá de 18 a 22 de setembro e estamos preparando algumas atividades. Fique atento!

Mais informações


[SCAN] Portugal joins the CryoEM Resolution Revolution – the CryoEM-PT Network

Data: 20 de setembro

Horário: 12h00 ás 13h00

Local: ITQB NOVA Auditorium

Público-alvo: Publico em geral

Descrição: Em 2017, o Prémio Nobel de Química foi concedido a três cientistas que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento da microscopia eletrónica de amostras biológicas criogénicas: Jacques Dubochet, da Universidade de Lausanne, na Suíça, Joachim Frank, da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA, e Richard Henderson, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Novos métodos de vitrificação de amostras e processamento de imagens, combinados com o desenvolvimento de novos detetores e fontes de elétrons proporcionaram um salto quântico no nível de detalhe que pode ser obtido. Por exemplo, a análise de partículas únicas pode agora ser aplicada para determinar as estruturas 3D de moléculas biológicas e seus complexos que são impossíveis de obter por cristalografia de raios X, a um nível de detalhe (resolução) comparável ao que pode ser alcançado com o uso de X difração de raios.

Mais informações


TEDx NOVA 2023

Data: 28 de setembro

Horário: 12h00

Local: ITQB NOVA 

Público-alvo: Estudantes Ensino Superior, Universidade NOVA de Lisboa

Descrição: TEDxNOVA 23 - Into the Unknown 

O TEDxNOVA 23 é a 2a edição do TEDxNOVA e tem como objetivo inspirar as pessoas a saírem das suas zonas de conforto e a correrem riscos na busca de novas oportunidades. Trata-se de abraçar a incerteza e os desafios que advêm da exploração de territórios desconhecidos, tanto a nível pessoal como profissional. Os oradores do TEDxNOVA 23 irão demonstrar, através das suas experiências, como o crescimento e o progresso requerem muitas vezes ultrapassar o que é familiar e assumir novos desafios, quer se trate de explorar novas ideias, descobrir novas paixões ou adaptar-se a novas circunstâncias. O TEDxNOVA 23 irá realçar a importância de reconhecer e gerir o desconforto que advém da procura de novos caminhos. Reconhece que o desconforto pode ser um sinal de crescimento e uma parte necessária do processo, mas também enfatiza a importância do autocuidado e dos sistemas de apoio na navegação desses desafios. O TEDxNOVA é organizado por alunos da Universidade NOVA de Lisboa e este ano, acontece em Oeiras, no ITQB NOVA, no dia 28 de Setembro. Conta com 8 oradores e variadas atividades para os participantes, durante todo o dia. Toda a informação estará disponível em www.tedxnova.com e na página de Instagram @TEDxNOVA. Estejam atentos às novidades. 

Mais informações


Workshop redeSAÚDE “Medicina Genómica e de Precisão em Portugal: Horizonte e Desafios”

Data: 21 de setembro 

Horário: Das 14h00 às 17h00

Local: Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

Público-alvo: Estudantes

Descrição:  A redeSAÚDE da Universidade de Lisboa (ULisboa) organiza o workshop “Medicina Genómica e de Precisão em Portugal: Horizonte e Desafios”, no dia 21 de setembro, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa. Vinte anos decorridos sobre a sequenciação do primeiro genoma humano, o baixo custo de obtenção da informação genómica de cada indivíduo permite considerar a aquisição do genoma completo de uma parte representativa da população. Este facto, torna a informação genómica numa ferramenta importante na prevenção e tratamento de doenças. Através do cruzamento, à escala populacional, dos dados genómicos com o historial clínico e com o conhecimento de fatores ambientais e comportamentais, é possível compreender melhor como prevenir e tratar múltiplas morbilidades. A medicina genómica constitui assim uma peça chave para o desenvolvimento de uma medicina de precisão, permitindo personalizar os cuidados de saúde e oferecendo tratamentos mais eficazes a cada doente. Este workshop tem como objetivo promover uma reflexão sobre a evolução da Medicina Genómica em Portugal e uma discussão sobre como generalizar a sua prática no Sistema de Saúde e disponibilizar os seus dados para investigação clínica. A redeSAÚDE opera na interface entre a Ciência, a Inovação e as Políticas Públicas, promovendo ações colaborativas para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais, através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde.»

Mais informações

World Café – Encontro Alumni Inter-Escolas da Universidade de Lisboa

Data: 27 de setembro 

Horário: 18h00

Local: Salão Nobre da Universidade de Lisboa

Público-alvo: Público em geral

Descrição: «Pertence à Direção Alumni ou rede Alumni de alguma das Escolas da Universidade de Lisboa? Tem interesse em criar uma rede ou associação Alumni na sua Escola? Gostaria de saber mais sobre a Associação Alumni ULisboa? Ouvir e partilhar experiências de outras associações Alumni? Então, junte-se a nós, no World Café, no dia 27 de setembro, às 18h, no Salão Nobre da Universidade de Lisboa. O objetivo é promover o envolvimento, partilha e diálogo entre todos.»

Mais informações

Cursos gratuitos em setembro

Data: De 01 a 29 de setembro 

Local: Online

Público-alvo: Trabalhadores da Administração Pública

Descrição:  Inscreva-se já nos novos cursos gratuitos sobre capacitação digital, dinamizados pelo INA em setembro de 2023, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. 

 Edição de folhas de Cálculo – nível Inicial – Dias 1, 4, 5, 6 e 7 de setembro – 09h30/13h00| 21 horas| Cláudia Neves, CEO Rico & Neves, Lda. - As inscrições encerram dia 24/08/2023 ou assim que, for atingido o número limite de vagas disponíveis.

Processamento de Texto – nível Inicial – Dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de setembro – 09h30/13h00 | 21 horas| Ana Brissos!  Experiência profissional com um percurso corporativo como especialista em Gestão da Performance e Business Intelligence - As inscrições encerram dia 25/08/2023 ou assim que, for atingido o número limite de vagas disponíveis.

Robôs de Conversação (Processamento de Linguagem Natural) – Dias 5 e 6 de setembro- 09h30/13h00| 7 horas | Joaquim Muxagata, Subdiretor Geral na Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) - As inscrições encerram dia 28/08/2023 ou assim que, for atingido o número limite de vagas disponíveis.

Edição de folhas de Cálculo – nível avançado – Dias 8, 11, 12, 13, 14, 15, 18 e 19 de setembro – 09h30/13h00| 28 horas| Cláudia Neves, CEO Rico & Neves, Lda. – As inscrições encerram dia 31/08/2023 ou assim que for atingido o número limite de vagas disponíveis.

 Edição de folhas de Cálculo – nível avançado – Dias 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28 e 29 de setembro – 09h30/13h00| 28horas|Cláudia Neves, CEO Rico & Neves, Lda. – As inscrições encerram dia 12/09/2023 ou assim que for atingido o número limite de vagas disponíveis. Estes cursos em e-learning, são orientados para os trabalhadores da Administração Pública e têm um limite de 50 vagas por edição.

Mais informações | secretaria@ina.pt


       Espetáculos, Ar Livre, Lazer

 

Concerto Windborne

Data: 07 de setembro

Horário: 13h às 14h30 

Local: Esplanada do Edifício Qualidade

Público-alvo: Público em geral

Descrição: O quarteto Windborne junta as vozes de Lauren Breunig, Jeremy Carter-Gordon, Lynn Rowan e Will Rowan e promete sons vibrante a par de uma viagem por diversos estilos musicais. O concerto, que reflete o apoio e empenho que o Taguspark e a Embaixada dos E.U.A. prestam à cultura, é de entrada gratuita. 

Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt


Bauhaus of the Seas Sails (BoSS) Oeiras: Reading the Ocean

Data: QUARTA, 27 de setembro 2023

Público-alvo: Público geral, escolar e familiar

Walk to the Sea 

Horário: 16h30-19h

Local: Jardim do Palácio Marquês de Pombal (Oeiras)

Documentário «Mar Urbano Lisboa», José Vieira Mendes e Ricardo Gomes

Horário: 21h30-23h00

Local: Auditório Municipal Eunice Muñoz (Oeiras)

Descrição: A Bauhaus of the Seas Sails ou Bauhaus do Mar é um dos 6 primeiros "Lighthouse Demonstrators" da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, promovida desde 2020 pela Comissão Europeia para promover a implementação do Pacto Verde (Green Deal). Envolve um consórcio de 18 parceiros (municípios, universidades e instituições culturais) em 7 cidades europeias – Lisboa, Oeiras, Veneza, Génova, Hamburgo, Malmö e Roterdão – com vista a realizar projetos piloto em entre 2023-25.  Liderada pelo Instituto Superior Técnico, a Bauhaus do Mar tem como parceiros nacionais a Fundação Calouste Gulbenkian e as Câmaras Municipais de Oeiras e Lisboa. Pretende criar uma série de projetos-piloto que ensaiam novos modelos de fazer design a partir de uma perspetiva mais-que-humana — descentrando o humano para promover uma relação ecológica com vários ecossistemas aquáticos: rio, mar, lagoa, delta ou outros cursos de água. Os projetos são interdisciplinares, cruzando as áreas da arquitetura, design, arte, tecnologia e ciência, na tentativa de reimaginar a forma como as cidades costeiras se relacionam com o território líquido. Em suma, o mar como um espaço de criação, de inovação e empreendedorismo.

Entre 26 e 29 de setembro, a Bauhaus do Mar vai promover em Oeiras o seu primeiro encontro. Os parceiros do projeto, agentes nacionais e convidados das 7 cidades envolvidas irão apresentar e debater abordagens para as cidades costeiras e ecossistemas aquáticos. O programa inclui demonstrações, exposições, instalações e performances que pretendem promover a consciência ecológica, a defesa da biodiversidade e o caminho a seguir para adaptar as cidades a um futuro sustentável, inclusivo e belo.

O programa público deste evento convida a comunidade local a participar num conjunto de caminhadas – “A Walk to the Sea” – com o objetivo de descobrir Oeiras na sua ligação ao mar. Com encontro marcado no Jardim do Palácio Marquês de Pombal às 16h30, estas caminhadas guiadas por peritos diversos são uma oportunidade única para descobrir e pensar, em conjunto, o território, a sua história e a relação com os seus ecossistemas aquáticos. 

No final do dia o convite é direcionado para assistir ao documentário ambiental MAR URBANO LISBOA no Auditório Municipal Eunice Muñoz, o qual pretende alertar para a importância dos recursos de um ecossistema único que é o Estuário do Rio Tejo, e que desenvolve um amplo debate sobre a qualidade das águas, sobre a sua biodiversidade marinha, sobre o futuro da cidade e da área metropolitana que a rodeia. O Tejo é o Mar de Lisboa: o rio, a cidade, as pessoas, os peixes, os recursos, o ecossistema e a biodiversidade marinha. Este é um filme em defesa do Rio Tejo, que testemunha a resiliência dos ecossistemas marinhos, da evolução da qualidade das águas, da conservação das diferentes espécies de vida marinha típicas do Estuário, influenciadas igualmente pelas alterações climáticas.

Mais informações


Verão no Aquário Vasco da Gama

Data: setembro

Horário: 10h-18h

Local: Aquário Vasco da Gama

Descrição: O verão continua e mantem-se a oportunidade perfeita para mergulhar nas profundezas do oceano. O Aquário Vasco Gama é o lugar ideal para famílias, amigos e aventureiros que desejam explorar a coleção oceanográfica do rei D. Carlos e aprender mais sobre as espécies que habitam no mar e nos rios. Não perca a oportunidade e venha conhecer a magia do Aquário Vasco Gama.

Mais informações  

Música ao almoço 

Data: Quintas-feiras

Horário: 13h às 14h30 

Local: Esplanada dos Edifícios Qualidade

Público-alvo: Público em geral

Descrição: setembro é o mês de regresso à rotina, mas há muitas formas de manter a diversão. 

Às quintas-feiras, músicos de diferentes estilos são convidados para animarem a refeição dos colaboradores e visitantes da Cidade do Conhecimento. Abertos ao público, os concertos de música ao vivo, entre as 13h e as 14h30, são gratuitos.

Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt