Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAgenda-Científica-–-Outubro-2023

Agenda Científica – Outubro 2023 Notícias

02/10/2023
Agenda Científica de Eventos – Outubro 2023



A agenda de outubro pretende dar a conhecer iniciativas e eventos dedicados à comunicação e divulgação de ciência e conhecimento que, no corrente mês, são dinamizados através das várias instituições de investigação científica de Oeiras. 



   Efemérides, Dias Abertos   


Semana Internacional do Acesso Aberto 2023

Data: De 23 a 29 de outubro de 2023

Hora: Todo o dia

Local: Online

Descrição: Entre 23 e 29 de outubro de 2023 comemora-se a Semana Internacional do Acesso Aberto, iniciativa que pretende fomentar o debate sobre a Ciência Aberta, a sua relação com o público e a comunidade académica. Trata-se de um evento organizado pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition em parceria com o Open Access Week Advisory Committee. A Biblioteca do Instituto Superior Técnico junta-se a esta importante iniciativa dinamizando uma série de entrevistas com profissionais que mantêm estreitas ligações com o Acesso Aberto. Convidamos a comunidade académica a acompanhar pelas redes sociais da Biblioteca as publicações diárias relacionadas com estas entrevistas. Adicionalmente, estas serão transmitidas em diversos ecrãs instalados no campus Alameda. Ainda no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, a Biblioteca associa-se à iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que irá organizar, no dia 24 de outubro, entre as 14:15 e as 15:45, um Webinar intitulado “Ciência Aberta: Comunidade, acesso e colaboração”. A participação é gratuita e a inscrição deverá ser feita com o preenchimento deste formulário. O Zoom meeting ID será enviado com a confirmação da inscrição.

Mais informações

 


   Exposições   

 

Exposição permanente do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark

Datas: Todos os dias

Horário: Sempre aberto

Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento

Descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.

Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt

 

Exposição All in my head!

Data: 01 a 21 de outubro 

Horário: de segunda-feira a sábado, entre as 9h e as 19h

Local: Núcleo Central do Taguspark 

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Da autoria de Binau, a exposição apresenta uma família de personagens disformes que se completa e equilibra nas suas assimetrias, cromatismo e aspeto macabro, fazendo sátira ao supérfluo, à rotina, ao sentido de pertença e ao tradicionalismo. Este ato criativo procura colocar as emoções do público à "flor da pele", desafiar a perceção do espectador e incentivá-lo a refletir sobre a criação dos padrões de beleza e o conceito de identidade. Nascido na década de 90, Binau começou o seu percurso na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mas rapidamente passou para o mundo da ilustração e artes visuais. 

Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt


Exposição: Lab in a Box – Futuro com Ciência

Data: 01 de outubro a 30 de novembro 2023

Horário: Todos os dias das 10h às 18h

Local: Jardim dos Sete Castelos em Oeiras. Santo Amaro de Oeiras

Público-alvo: Público geral, familiar e escolar

Descrição: A Exposição «Lab in a Box – Futuro com Ciência» envolve um total de nove painéis ilustrados com os posters apresentados no 1º Encontro Lab in a Box - Oeiras por docentes que integraram a formação certificada deste projeto educativo do IGC. A exposição vai estar patente no Jardim da Quinta dos Sete Castelos, espaço público emblemático do ponto de vista ambiental e patrimonial, e dará a conhecer algumas das experiências científicas que foram realizadas em sala de aula desde o 1º ciclo ao ensino secundário e em clubes de ciência, com o objetivo maior de estimular o desenvolvimento do espírito crítico e a curiosidade científica das crianças e jovens participantes. Porque é que as aves têm tamanhos e formas de patas diferentes? De que forma a poluição dos solos pode contaminar as reservas de água subterrâneas? Como é que o interruptor controla a lâmpada e que materiais conduzem a corrente elétrica? O leque de atividades experimentais vão ajudar a descobrir a resposta a estas e a muitas outras perguntas.

Mais informações

   Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios, Feiras e Concursos   

 

Our Community, Our Successes: Harnessing the Power of Mentoring

Data: 03 de outubro

Horário: 14h30 às 17h00 

Local: ITQB NOVA Auditorium & room 2.13

Público-alvo: Público em geral

Descrição: "Our Community, Our Successes: Harnessing the Power of Mentoring Programs” é o primeiro evento de mentoria do ITQB NOVA e que decorre em formato de mesa redonda.

Mais informações

 

Energetics of metabolism in unicellular organisms

Data: 03 de outubro

Horário: 14h00

Local: Auditório Ionians

Público-alvo: Público em geral

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações

 

SCAN: The Multiverse of Glycoprotein Glycans

Data: 04 de outubro

Horário: 12h às 13h

Local: ITQB NOVA Auditorium

Público-alvo: Público em geral

Descrição: A glicosilação é uma modificação pós-tradução comum de proteínas com múltiplas e diversas funções biológicas. As estruturas dos glicanos exibidas pelas glicoproteínas fornecem informações funcionais conhecidas como glicocódigo, que são traduzidas por proteínas de ligação aos glicanos. Neste contexto, os glicanos desempenham papéis fundamentais como moduladores de processos fisiológicos e patogénicos e constituem importantes alvos profiláticos e terapêuticos. A glicosilação de proteínas também é específica da espécie, reflete a homeostase do organismo e é desregulada em doenças, como cancro ou distúrbios cerebrais, fornecendo assim biomarcadores úteis. Nesta palestra são apresentados exemplos de estruturas e funções de glicanos relevantes na saúde humana, bem como a importância de bases de dados abrangentes para armazenar e integrar informações sobre a glicosilação de proteínas.

Mais informações

 

Seminário inicial da 19ª edição do projeto “Observar e Aprender”

Data: 04 de outubro

Horário: 15h às 17h 

Local: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), auditório 6 (Piso -1)

Público-alvo: Público em geral

Descrição: O projeto “Observar e Aprender” visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da Universidade de Lisboa (ULisboa), constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar. Como habitual, no início de cada semestre realiza-se um evento para a preparação das atividades de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso das edições anteriores. Este seminário está aberto a todos os interessados, mesmo para quem não planeia participar na edição do projeto “Observar e Aprender” deste semestre.» 

Mais informações 


 

Conferência "A Carne tem futuro!"

Data: 05 de outubro

Horário: 9h30 

Local: Praça Amália Rodrigues, no Fundão

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Irá realizar-se, de 5 a 8 de outubro, na Praça Amália Rodrigues, no Fundão, a 2ª Feira de Inovação Agrícola do Fundão. Assista à conferência "A Carne tem futuro!", que terá lugar dia 5 de outubro, às 9h30, no Centro de Negócios e Serviços do Fundão. Participação de Nuno Canada, Presidente do INIAV na Sessão de Abertura.

Mais informações 

 

The effects of DNA topological stress on DNA replication Dynamics

Data: 06 de outubro

Horário: 14h

Local: Auditório Ionians

Público-alvo: Público em geral

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações

 

4.ª edição do “Annual FuseNet Teacher Training Day” – 2023

Data: 06 de outubro

Horário: 10h às 12h e das 13h às 16h

Local: Online

Público-alvo: Professores do Ensino Secundário

Descrição: O Técnico é o parceiro nacional do “4th European Fusion Teacher Day”, um evento de divulgação sobre fusão nuclear dirigido a professores do Ensino Secundário, que se realizará no dia 6 de outubro de 2023, nos períodos 10h-12h e 13h-16h. A sessão em português é coordenada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico. O dia será dividido numa sessão nacional (manhã) e numa sessão internacional (tarde). Na sessão da manhã iremos fazer uma introdução à fusão nuclear na era das alterações climáticas, apresentar a investigação em fusão nuclear efetuada em Portugal e como esta contribui para o programa europeu de fusão. Os participantes terão a oportunidade de colocar questões e discutir com investigadores da área. Na sessão internacional haverá um “live stream” onde serão apresentados novos materiais educacionais (gratuitos) e haverá palestras de investigadores da comunidade internacional de fusão nuclear, proporcionado uma visão privilegiada de uma das maiores colaborações científicas a nível mundial.

Mais informações

 

DIVING TALKS – JOIN US 2023 FROM OCTOBER 6 TO 8

Data: 06 a 08 de outubro

Local: Lisboa, no Museu da Marinha

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: Venha a Lisboa ao Diving Talks – Portugal 2023 – International Diving Show e explore as profundezas da nossa paixão partilhada pelo meio subaquático. A edição deste ano promete ser novamente um evento espetacular. Alguns dos mais conceituados especialistas e mergulhadores do mundo irão partilhar consigo os seus conhecimentos, experiências e ideias. Quer seja um mergulhador experiente ou esteja apenas a começar, este evento irá, sem dúvida, oferecer uma grande quantidade de informação e inspiração para melhorar as suas aventuras de mergulho.

Mais informações

 

IST Distinguished Lecture e Colóquio do Departamento de Física

Data: 09 de outubro

Horário: 17h às 19h

Local: Centro de Congressos, Campus Alameda 

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: O professor Francis Halzen, investigador responsável pelo projeto ICECUBE instalado no pólo sul, Vilas Research, e Gregory Breit, professor na Universidade de Wisconsin, Madison WI, USA, irão falar-nos sobre “ICECUBE: The Under-the-Ice Neutrino Observatory in Antarctica: Opening a New Window on the Universe from the South Pole”.

Mais informações e inscrições

 

CERMAX practical course on Basic NMR

Data: 09 a 13 de outubro

Horário: 12h  

Local: ITQB NOVA 

Público-alvo: Público em geral

Descrição: O "CERMAX practical course on Basic NMR" é um curso de iniciação à técnica de Ressonância Magnética Nuclear com uma sólida componente teórica básica e uma forte componente prática e teórico-prática. O curso tem a duração de uma semana com início na tarde de segunda-feira e término na tarde de sexta-feira seguinte com uma componente prática de 9 horas de utilização de espectrómetros de 500 MHz e 13 horas de aulas teóricas e teórico-práticas.

Mais informações 

 

Debate sobre o Eólico Offshore em Portugal

Data: 11 de outubro

Horário: 17h às 19h

Local: Sala de Reuniões do Pavilhão Central, Campus Alameda

Público-alvo: Interessados em Tecnologias de Produção de Energia Elétrica

Descrição: «A Iniciativa em Energia do Instituto Superior Técnico vai promover um debate sobre o Eólico Offshore em Portugal com especialistas do Técnico e de várias outras entidades nacionais. 

Mais informações 


Ação de sensibilização sobre rastreio do cancro da mama, da pele e oral

Data: 11 de outubro

Horário: 12h30 às 13h30

Local: Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar, Campus Alameda

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: A Associação do Pessoal do Instituto Superior Técnico (APIST) associa-se, mais uma vez, à campanha de consciencialização “Outubro Rosa” da Liga Portuguesa contra o Cancro e irá promover uma ação de sensibilização para a importância do rastreio do cancro da mama, pele e oral.

Mais informações


 

Arp2/3 driven actin polymerization: it’s complex  

Data: 13 de outubro

Horário: 14h

Local: Auditório Ionians

Público-alvo: Público em geral

Descrição: No IGC decorrem semanalmente diversos seminários, uma iniciativa que pretende reunir todos os investigadores em torno dos temas em debate. As sessões, com investigadores internos ou convidados, contribuem para estimular a cultura aberta e extremamente colaborativa própria do IGC.

Mais informações

 

How do molecular networks control seed development?

Data: 13 de outubro

Horário: 12h00 às 13h05

Local: ITQB NOVA Auditorium

Público-alvo: Público em geral

Descrição: A reprodução sexuada das plantas é fundamental para a produção e desenvolvimento de sementes nas angiospermas, um mecanismo complexo que envolve uma série de vias de sinalização com numerosos atores moleculares. As proteínas Arabinogalactanas (AGPs) são proteínas ricas em hidroxiprolina contendo uma alta proporção de carboidratos, amplamente distribuídas no reino vegetal e omnipresentes nas plantas terrestres. Há muito se sugere que essas glicoproteínas desempenham papéis importantes na reprodução sexual das plantas. As sementes são o elo entre o fim do ciclo reprodutivo das plantas adultas e o estabelecimento da próxima geração. As sementes são o meio pelo qual as plantas podem se adaptar às mudanças climáticas. Alimentar a população cada vez maior é um grande desafio, especialmente à luz das rápidas mudanças nas condições climáticas. A edição do genoma foi criada para transformar o melhoramento de plantas e ajudar a garantir o abastecimento global de alimentos.

Mais informações

 

Sessão comemorativa do Dia Mundial da Alimentação: “Água é vida, Água é Alimento”

Data: 16 de outubro

Horário: Parte da tarde do dia

Local: Auditório Teresa Gamito do Campus de Gambelas da UAlg

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981, a 16 de outubro. Este dia corresponde também à fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A sessão organizada pela DRAP Algarve, conjuntamente com a Universidade do Algarve (UAlg) e a Associação Académica da UAlg, e a colaboração da Direção de Serviços da Região Algarve da DGEstE, decorre no período da tarde do dia 16 de outubro, no Auditório Teresa Gamito do Campus de Gambelas da UAlg. A participação neste evento é gratuita, mas com inscrição obrigatória.

Mais informações

 

Sessão de Esclarecimento "Sustentabilidade das Variedades Tradicionais e da Apicultura na Região"

Data: 16 de outubro

Horário: 09h30

Local: Sala de Formação do CAIES, Santana

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: Irá realizar-se no próximo dia 16 de outubro, uma Sessão de Esclarecimento sobre "Sustentabilidade das Variedades Tradicionais e da Apicultura na Região"

Mais informações

 

Conferência “LOTUS spp. – A European Mediterranean genus with high environment and economic impact in the Salado River Basin (Argentina)” proferida pelo Dr. Oscar Ruiz

Data: 16 de outubro

Horário: 12h

Local: Auditório do ITQB NOVA, na Quinta do Marquês, Oeiras

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: O INIAV é coorganizador da conferência “LOTUS spp. – A European Mediterranean genus with high environment and economic impact in the Salado River Basin (Argentina)” proferida pelo Dr. Oscar Ruiz, do Instituto Tecnológico de Chascomús (INTECh) CONICET-UNSAM, Argentina. Nesta conferência será abordada a importância da utilização de espécies de Lotus spp. em solos afetados por altos teores de sal, como uma estratégia para melhorar a produção de forragens em áreas marginais. O aumento da qualidade do solo associado à persistência destas leguminosas é conseguido através do aumento do teor de matéria orgânica e da melhoria da fertilidade do solo. Assim, a introdução de Lotus spp. poderá trazer grandes benefícios para solos com restrições semelhantes a nível mundial.

Mais informações

 

Conferência "O sequeiro e a água - um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul” – SAVE THE DATE

Data: 17 de outubro

Horário: 09h30

Local: Mértola

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: A Cooperativa Agrícola do Guadiana e a Associação de Criadores de Porco Alentejano, em conjunto com a Associação Portuguesa de Economia Agrária, o INIAV e a Ordem dos Engenheiros integram a organização da conferência "O sequeiro e a água - um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul”, que terá lugar no próximo dia 17 de Outubro, em Mértola. A motivação para esta organização vem na sequência de praticamente uma década de anos secos, em que os sistemas agrícolas extensivos do Sul do Baixo Alentejo – fundamentalmente sistemas de sequeiro – enfrentam, no curto prazo, sérios problemas de viabilidade, podendo comprometer, num futuro relativamente próximo, a sua continuidade.

Mais informações

 

Seminário “Mini-rizotrão para o estudo da dinâmica das raízes”

Data: 17 de outubro

Horário: 09h30 às 12h30

Local: Centro de Atualização Propedêutica (CAP) do INIAV, em Oeiras

Público-alvo: Público em geral 

Descrição: Em 17 de outubro de 2023, realiza-se no Centro de Atualização Propedêutica (CAP) do INIAV, em Oeiras, um seminário sobre “Mini-rizotrão para o estudo da dinâmica das raízes”, no âmbito do projeto PRR-C05-i03-I-000167: Agri-Plast – “Organização da produção e inovação para a redução de plásticos agrícolas” (2023-2025). O seminário, organizado pela equipa do INIAV, contará com a presença de dois oradores convidados, o Prof. Auxiliar Rui Machado (UEvora) e o Prof. Adjunto Gustavo Brunetto (Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil), que abordarão a importância das raízes e a monitorização do seu crescimento ao longo do tempo através do equipamento mini-rizotrão. A participação neste evento é gratuita, mas com inscrição obrigatória.

Mais informações

 

13th PhD Meeting

Data: 18 a 20 de outubro

Horário: 12h 

Local: ITQB NOVA 

Público-alvo: PhD students

Descrição: Organizado por estudantes, este encontro é uma oportunidade para os alunos de doutoramento do ITQB NOVA apresentarem e discutirem os seus trabalhos entre si e com outros cientistas do ITQB NOVA. Este encontro abordará diversas áreas científicas e as apresentações dos alunos serão distribuídas por sessões de acordo com o tema do seu projeto de doutoramento.

Mais informações

 

Celebração dos 20 anos do Programa de Tutorado do Técnico

Data: 27 de outubro

Horário: 9h às 18h30

Local: Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: «Há 20 anos, o Instituto Superior Técnico inovou ao criar o Programa de Tutorado como medida para combater o insucesso académico e facilitar a transição dos estudantes para o Ensino Superior. Desde então, a tutoria tem desempenhado um papel fundamental na promoção da integração e sucesso académico, bem como na prevenção do abandono escolar. Nesse sentido, torna-se cada vez mais necessário e relevante promover espaços de reflexão e partilha sobre as potencialidades, limitações e boas práticas existentes no âmbito da Tutoria, para que seja possível continuar a criar e adaptar esses programas às necessidades das Instituições de Ensino Superior. O evento de celebração dos 20 anos do Programa de Tutoria, organizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico, está agendado para o dia 27 de outubro. O objetivo deste evento é proporcionar uma oportunidade de reflexão e intercâmbio institucional entre profissionais de todo o país que reconhecem a importância dos programas de tutoria nas Instituições de Ensino Superior. Será um espaço de partilha de boas práticas e experiências pessoais com a Tutoria. Além disso, teremos uma perspetiva orientada para o futuro, na medida em que pretendemos também refletir sobre como as novas ferramentas de inteligência artificial podem contribuir para potencializar as relações entre tutores e tutorandos.»

Mais informações

 

12.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo (27 e 28 de outubro)

Data: 27 a 28 de outubro

Horário: Não explicito  

Local: Não explicito  

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: Irá decorrer nos dias 27 e 28 de outubro de 2023, em Penalva do Castelo, o "12º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo", o maior fórum da fileira do mirtilo em Portugal, que junta técnicos, investigadores, consultores, fornecedores de produtos e serviços, comercializadores, mas acima de tudo, que estimula a interação e a partilha de experiências entre produtores de mirtilo. Este encontro é organizado pela ANPM - Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, em parceria com o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, contando com o apoio do Município de Penalva do Castelo.

Mais informações 


 

12.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo (27 e 28 de outubro)

Data: 30 a 31 de outubro  

Local: Escola Superior Agrária de Elvas

Público-alvo: Jovens estudantes interessados na proteção das plantas e produtos vegetais

Descrição: A Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre organiza o 12º Encontro Nacional de Proteção Integrada (ENPI) na cidade de Elvas, cidade Património Mundial, nos dias 30 e 31 de Outubro de 2023. Sob o tema “Contributo da Proteção Integrada para os ODS”, o 12º ENPI pretende reunir especialistas, quer da área da investigação e ensino, quer da área da produção, bem como jovens estudantes interessados na proteção das plantas e produtos vegetais e aí analisar, partilhar conhecimento, propor e debater ideias e técnicas inovadoras de proteção das culturas e produtos agrícolas. O INIAV faz parte da Comissão Organizadora e Comissão Científica.

Mais informações 

 

 
   Formação, Oficinas e Comunidade de Professores   

  

Programa de Capacitação em Direitos Humanos

Data: 01 a 24 de outubro

Local: Online

Público-alvo: Trabalhadores e dirigentes da Administração Pública

Descrição: Estão abertas as inscrições para a 4.ª edição do Programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública, que decorrerá de 21 de setembro a 24 de outubro de 2023. Repetindo o sucesso das três edições anteriores, o INA, I. P., lança uma nova edição do Programa de Capacitação em Direitos Humanos para a Administração Pública (PCDHAP). O Programa tem por objetivo promover os direitos humanos e os direitos fundamentais nos serviços públicos portugueses e consiste num curso e-learning de frequência gratuita, com a duração de 30 horas síncronas. O percurso formativo está dividido em quatro módulos e dois webINArs. O curso destina-se a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, concede certificado e tem a limitação de 60 vagas por edição.

Percurso Formativo:

•    WebINAr de disseminação e partilha: Da Democracia Política à Democracia Social, com a participação de Associações da Sociedade Civil | dia 24 de outubro de 2023;

•    Avaliação (no final de cada módulo).

Mais informações 

 

Aula Aberta “A exceção como regra? Sobre a natureza ambiciosa do planeamento”

Data: 02 de outubro

Horário: 11h30 às 12h30 

Local: Auditório Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar

Público-alvo: Interessados em Inovação em Território Urbanismo e Arquitetura

Descrição: «Francesco Lo Piccolo, professor catedrático da Università degli studi di Palermo, vem ao Instituto Superior Técnico dar uma aula aberta intitulada “A exceção como regra? Sobre a natureza ambiciosa do planeamento”. Um evento promovido pelo Centro para a Inovação em Território Urbanismo e Arquitetura (CiTUA) do Instituto Superior Técnico, que terá lugar no Anfiteatro Abreu Faro, no dia 2 de outubro.»

Mais informações 

 

Career Discovery Session | Taguspark 

Data: 02 de outubro

Horário: 12h 

Local: Sala 1.38, Técnico – Campus Taguspark

Público-alvo: Estudantes

Descrição: “Na próxima Career Discovery Session os participantes ficarão a conhecer todas as atividades e iniciativas que a equipa do Técnico Career Center está a preparar para este ano letivo. Esta sessão promete ser informativa e vai oferecer recursos valiosos aos participantes que irão permitir-lhes começar a construir as suas carreiras profissionais de sucesso.”

Mais informações

 

Curso de Especialização “Segurança da Informação e Proteção de Dados para Profissionais não Tecnológicos”: candidaturas até 19 de outubro

Data: 02 de outubro a 30 de novembro

Horário: 2ª e 5ª das 17h30 às 20h30

Local: Online

Público-alvo: Profissionais com formação de base não tecnológica com responsabilidades em atividades que envolvam, ou requerem segurança da informação e a proteção de dados e profissionais que interagem com equipas de tecnologias da informação.

Descrição: “Este curso apresenta as mais recentes e as futuras tendências na proteção de dados, e cobre as principais competências digitais que os quadros profissionais empresariais não-técnicos devem aprender para entenderem com detalhe o funcionamento dos sistemas informáticos atuais e a parte técnica da proteção de dados e, poder assim, responder da melhor forma aos desafios vindouros.”

Mais informações

 

Aulas Abertas | Centro para a Inovação em Território Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)

Data: 03 de outubro

Horário: 14h às 16h

Local: Pavilhão de Engenharia Civil (VA1), Campus Alameda

Público-alvo: Público em geral

Descrição: «O Centro para a Inovação em Território Urbanismo e Arquitetura (CiTUA) do Instituto Superior Técnico irá organizar duas aulas abertas que terão lugar no dia 3 de outubro, na Sala VA1 do Pavilhão de Engenharia Civil. Wilfried Wang, Professor da Escola de Arquitetura da Universidade do Texas em Austin, dará uma palestra intitulada “A Vision for Berlin-Brandenburg 2070”. Sophia Psarra, Professora da Universidade de Michigan e Senior Lecturer da Universidade de Cardiff, falará sobre “Parliament Buildings: the Architecture of Politics in Europe”.»

Mais informações

 

Sessão de apresentação de empresas: Kearney

Data: 03 de outubro

Horário: 14h00 

Local: Anfiteatro Abreu Faro (Complexo Interdisciplinar, Campus Alameda)

Público-alvo: Público em geral

Descrição: «A próxima Sessão de apresentação de empresas (Company Presentation Session) é dedicada à Kearney. Os participantes terão a oportunidade de participar num evento exclusivo, no qual poderão descobrir mais acerca da Kearney, nomeadamente o que faz um consultor no seu dia-a-dia, como é feita a transição de engenharia para consultoria de gestão, quais são as oportunidades de carreira na Kearney, como é o processo de recrutamento e como abordá-lo para ter sucesso.

Mais informações


Workshop de Marmoreando Ebru

Data: 04 de outubro 

Horário: 13h30

Local: Jardins do Taguspark- Cidade do Conhecimento (edifício central)

Público-alvo: Público em geral

Descrição: Nos jardins do Taguspark – Cidade do Conhecimento (edifício central), e sob os ensinamentos do artista plástico Nelson Ferreira, irá decorrer um workshop dedicado ao marmoreado Ebru. Esta técnica, célebre no mundo islâmico e essencialmente utilizada para decorar manuscritos, remonta a tempos antigos e a diferentes culturas, mas foi, porém, em meados do séc. XVII e XVIII que ganhou popularidade na Europa. A beleza do marmoreado reside na sua capacidade de criar padrões místicos e complexos, que são difíceis de reproduzir. Cada padrão marmoreado é único. Este método é atualmente utilizado para revestir diferentes objetos do quotidiano, expondo a versatilidade de uma arte ancestral. O curso tem a duração de 1h e é aberto a todos, com ou sem experiência. Todos os materiais serão fornecidos. Poderá imprimir imagens pequenas, que servirão como marcadores de livros.

Mais informações


4.ª edição do “Annual FuseNet Teacher Traning Day”

Data: 06 de outubro

Horário: 10h às 12h / 13h às 16h

Local: Online

Público-alvo: Professores do Ensino Secundário

Descrição: “O dia será dividido numa sessão nacional (manhã) e numa sessão internacional (tarde). Na sessão da manhã iremos fazer uma introdução à fusão nuclear na era das alterações climáticas, apresentar a investigação em fusão nuclear efetuada em Portugal e como esta contribui para o programa europeu de fusão. Os participantes terão a oportunidade de colocar questões e discutir com investigadores da área.”.

Mais informações e inscrições


“Inteligência Artificial Generativa”: Novo curso de especialização recebe candidaturas até 30 de setembro

Data: 14 a 28 de outubro

Horário: Sábados das 10h00 às 17h00

Local: Presencial (local a definir)

Público-alvo: Profissionais de informática (programadores de software).

Descrição: “O Curso de Especialização em Inteligência Artificial Generativa pretende dotar os profissionais de um conjunto de conhecimentos fundamentais sobre as potencialidades das tecnologias de inteligência artificial generativa orientada para a aplicação prática nos vários contextos organizacionais.”

Mais informações


Seminário C2TN – Takao Mori

Data: 19 de outubro

Horário: 11h

Local: Auditório do CTN e online (via Zoom)

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: No dia 19 de outubro de 2023, o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), em colaboração com o Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançado (CeFEMA), irá organizar o seminário “Utilizing novel enhancement principles to develop high performance thermoelectrics”, apresentado pelo Professor Takao Mori, do Departamento de Física da Universidade de Tóquio, Diretor do Research Center for Materials Nanoarchitectonics, do National Institute for Materials Science, Japão, e Presidente da Sociedade Internacional de Termoelectricidade, entre outras. As inscrições para o evento presencial deverão ser feitas para patricia.russo@ctn.tecnico.ulisboa.pt, com a indicação do nome, nº de identificação e origem.

Mais informações  


Workshop Técnico-Vodafone

Data: 19 de outubro

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Será indicado no e-mail de confirmação de participação

Público-alvo: Público-Geral

Descrição: «O objetivo da sessão será promover a relação Técnico-Vodafone, numa convergência entre o trabalho desenvolvido por professores e investigadores da comunidade Técnico e os desafios da empresa. Realiza-se no próximo dia 19 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, o Workshop Técnico-Vodafone, no âmbito da Rede de Parceiros do Técnico. Este evento proporcionará uma interação entre o trabalho desenvolvido pelos professores e investigadores da comunidade Técnico e aqueles que são os desafios principais da empresa, de forma a possibilitar futuras colaborações na orientação de dissertações de mestrado, com bolsas de estudo associadas.

Mais informações

 

Dia da Indústria do Departamento de Engenharia Mecânica 2023

Data: 31 de outubro

Horário: Das 9h às 14h30

Local: Salão Nobre, Campus Alameda

Público-alvo: Docentes, investigadores, estudantes e empresas dos vários setores

Descrição: «O Dia da Indústria do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Instituto Superior Técnico terá lugar dia 31 de outubro no Salão Nobre do Técnico, juntando docentes, investigadores, estudantes e empresas dos vários setores, com vista a dinamizar e facilitar futuras cooperações entre o DEM e o tecido empresarial. Nesta 2ª edição serão apresentados mecanismos de colaboração em projetos com financiamento, pitches de empresas presentes com proposta de desafios, e pitches de dissertações de mestrado e teses de doutoramento candidatas a prémios. Será também discutida a capacidade do DEM em responder a desafios empresariais, e, em modo mesa-redonda, abordados os desafios da Indústria 5.0: sustentabilidade, resiliência, human-centric. Durante o coffee-break e o almoço volante será possível saber mais sobre os vários projetos dos nossos Núcleos de Estudantes e algumas dissertações e teses expostas em poster. Registo gratuito, mas obrigatório. Mais informações disponíveis no programa do evento.»

Mais informações 


   Espetáculos, Ar Livre, Lazer   

 

Concerto da Universidade de Lisboa “Les Nuits D’Été”, pela Orquestra da Toscana

Data: 13 de outubro

Horário: 21h

Local: Aula Magna, Reitoria da Universidade de Lisboa

Público-alvo: «A Universidade de Lisboa (ULisboa) apresenta o concerto “Les Nuits D’Été” pela Orquestra da Toscana, da Temporada Darcos, que tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 13 de outubro, às 21h. Este concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa e decorre no âmbito das comemorações dos 10 Anos da ULisboa. O programa deste concerto tem um irresistível toque a uma suave brisa de verão. E que melhores intérpretes para esse deleite contido do que a Orquestra da Toscana, fundada em Florença em 1980, e a soprano Eduarda Melo com a sua voz expressiva e quente?

Mais informações


1.ª edição – Ser’TMIST, Serenatas a Oeiras 

Data: 14 de outubro

Horário: 17h

Local: Fábrica da Pólvora, Oeiras

Público-alvo: Público em geral

Descrição: A Tuna Mista do Instituto Superior Técnico (TMIST), tem o orgulho de apresentar a sua primeira edição de uma noite de serenatas. O I Ser’TMIST é um evento com entrada gratuita que terá lugar na Fábrica da Pólvora em Oeiras, no dia 14 de outubro (sábado), a partir das 17h00. Vai reunir várias tunas académicas numa noite de celebração, convívio e música.

Mais informações