O Município de Oeiras recebeu, no dia 10 de maio, a fase final das Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB) 2025.
O concurso nacional, organizado pela Ordem dos Biólogos e o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, tem como objetivo promover o interesse pela Biologia entre os estudantes do ensino básico e secundário, público ou privado.
A competição envolveu jovens de todo o país, de acordo com as categorias Júnior (9.º ano) e Sénior (10.º, 11.º e 12.º anos).
As provas decorreram em várias eliminatórias, com as etapas finais a acontecerem em Oeiras, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), onde os melhores alunos puderam demonstrar os seus conhecimentos.
Os vencedores da categoria sénior irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB).
A edição de 2025 contou com o apoio de várias entidades, incluindo o Município de Oeiras, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o ITQB NOVA, e a Ageas Seguros.



