A 6ª Edição do MÓ – Festival de Marionetas de Oeiras decorre entre os dias
1 e 3 de outubro de 2021, com espetáculos no Largo da Igreja Matriz,
Palácio do Egipto e Auditório Municipal Eunice Muñoz.
A entrada é gratuita mediante levantamento antecipado de ingressos.
O MÓ – Festival de Marionetas de Oeiras está de regresso entre os dias 1 e 3 de outubro de 2021 com espetáculos a decorrer no Largo da Igreja Matriz, Palácio do Egipto e Auditório Municipal Eunice Muñoz. A entrada é gratuita, mediante levantamento antecipado de ingressos entre 24 de setembro e 1 de outubro, na Livraria Gatafunho, ou nos locais de atuação 1 hora antes de cada sessão.
O MÓ volta em outubro a Oeiras com a adoção de diversas medidas preventivas, segundo orientações da DGS (Direção Geral de Saúde) para a realização de atividades culturais. Com o principal objetivo de sustentabilidade da economia local e nacional, esta 6ª edição do MÓ apresenta este ano, uma programação maioritariamente composta por artistas e companhias nacionais. Para além disso a organização reduziu os locais de atuação para o Largo da Igreja Matriz de Oeiras, o Auditório Municipal e o Palácio do Egipto.
O festival mantém o seu formato gratuito, mas de forma a limitar a lotação será necessário obter ingressos, que estarão disponíveis para levantamento na livraria Gatafunho de 24 de setembro a 1 de outubro entre as 11h e as 19h ou nos locais de atuação 1 hora antes de cada sessão.
Programa
A crescente aposta na programação para o público adulto inclui este ano dois espetáculos em horários noturnos. A abrir o festival, na sexta-feira, dia 1, teremos o mais pequeno cineteatro do mundo com o espetáculo "A Viagem" (com 5 sessões entre as 18h e as 20h) no Largo da Igreja Matriz. No dia seguinte, dois espetáculos às 21h00, "Ai Xico Xica" no Palácio do Egipto e o recital satírico para fantoches "Auga Que Non Vas Beber", da companhia galega Fantoches BAJ.
O segundo dia será o mais preenchido, onde se destacam diversas sessões de teatro lambe-lambe (ou de miniaturas). Às 10h30, "O Menino do Lapedo" transporta-nos para a pré-história e a Trupe Fandanga traz-nos o espetáculo intitulado "Onirotóptero", com repetição no dia seguinte à mesma hora. De seguida, a companhia Mefisteatro dá vida ao "Dr. Jerónimo" às 11h30 (repete às 13h00, 16h00 e 16h30). E a fechar o período da manhã, às 12h30, a obra de Fernando Pessoa serve de base para o espetáculo "Sibi&Pip" (Mãozorra Associação Cultural).
Já durante a tarde, a companhia Historioscopio convida-nos a espreitar para dentro de "A caixa de nove lados" e D. Roberto vai casar e faz das suas com "O Barbeiro", às 15h30 e 17h30, respectivamente. A fechar a programação no Largo da Igreja teremos a dupla de bonecos "AI Xico Xica" (folclore português), às 18h30. O terceiro e último dia do festival inicia-se com uma viagem pela história de Portugal – Portucale – às 10h30; "Novos Lobos", às 12h30, utilizam os contos antigos com o objectivo de ajudar a prevenir a diferença de género e, para terminar, "AI Xico Xica" faz uma animação antes da já conhecida cerimónia de Entrega de Prémios, às 17h00 no Palácio do Egipto.
Consulte o programa completo.
Produção: Mãozorra Teatro de Marionetas
Coprodução: Câmara Municipal de Oeiras
Mecenas: Publirep
Apoios: Gatafunho | Chá da barra | DTO
Equipa
Produção: Mãozorra
Direção Artística: João Costa
Direção de Produção: Catarina Craveiro
Direção Técnica: Sebastião Costa
Assistentes de produção: Jorge Pereira | Catarina Lima | Pedro Glória
Web: Pedro Marques e Sérgio Torres
Fotografia: José Fernandes