A 12ª Olimpíada de Matemática da CPLP decorreu entre os dias 23 e 28 de julho, em Oeiras. Este evento anual reuniu mais de duas dezenas de jovens estudantes de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.
A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), em parceria com o Ministério da Educação de Portugal e com o apoio do Município de Oeiras, organizou este encontro, cujo principal objetivo é despertar o gosto pela matemática e fomentar o intercâmbio cultural e académico entre os jovens destes países irmãos.
A cerimónia de encerramento e entrega de medalhas contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, do Chefe da Divisão de Desenvolvimento da Política Educativa da Câmara de Oeiras, Luís António, em representação do Vereador da Educação, Pedro Patacho, e de representantes da CPLP, da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Ciência Viva.
Os resultados finais valeram três medalhas de ouro e uma de prata para a delegação do Brasil, três medalhas de prata e uma de bronze para a delegação de Portugal, quatro medalhas de bronze para São Tomé e Príncipe, duas medalhas de bronze para Guiné-Bissau.