Anualmente é apresentado um Relatório da Implementação do Programa, elaborado pela Técnica que faz a gestão do mesmo, onde se monitoriza a implementação e se reflete sobre a pertinência do Programa, num processo participado, em que são chamados a participar todos os agentes que integram o Programa (gestão, coordenação técnica, professores e agrupamentos de escolas).
Esta monitorização permite perceber uma valorização do Programa por parte dos agrupamentos de escolas e dos professores, que o consideram bem estruturado e identificam que constitui uma mais-valia para os próprios professores, na medida em que são coadjuvados numa área onde nem sempre se sentem capacitados, mas acima de tudo para os alunos, que usufruem da intervenção de um professor especialista nesta área curricular. Também os alunos e encarregados de educação valorizam o Programa.
Também os alunos e Encarregados de Educação (EE) valorizam o Programa, conforme se poderá comprovar pelos resultados da mais recente auscultação, referente à implementação do Programa, no ano letivo 2022/2023:
Figura 1 - Resultados da auscultação aos Encarregados de Educação, ano letivo 2022/2023
Figura 2 - Resultados da auscultação aos Encarregados de Educação, ano letivo 2022/2023
Ainda no âmbito da monitorização do Programa e, de acordo com a
avaliação da aptidão física e competência motora efetuada, através da aplicação
da bateria de testes Pré-FITescola da DGE, verifica-se que cerca de 20% dos
alunos apresenta excesso de peso ou obesidade. Observa-se, ainda, que a
aptidão aeróbia e a agilidade estão abaixo do desejável, no entanto, os alunos
apresentam bons resultados no que se refere à força explosiva dos membros
inferiores, ao equilíbrio dinâmico e ao equilíbrio postural em situação
dinâmica.