Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksMunicípio-de-Oeiras-distinguido-com-2-prémios-pela-Associação-Portuguesa-de-Museologia

Município de Oeiras distinguido com 2 prémios pela Associação Portuguesa de Museologia Notícias

29/05/2023
Município de Oeiras distinguido com 2 prémios pela Associação Portuguesa de Museologia



Município de Oeiras distinguido com o projeto

'DREAM – Realidade Digital e Atividades Educativas

em Museus’ do Museu da Pólvora Negra



O Município de Oeiras foi distinguido, no passado dia 26, com dois prémios – ‘Prémio Projeto de Educação e Mediação Cultural' e ‘Menção Honrosa Projeto Internacional’ – pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), com o projeto ‘DREAM – Realidade Digital e Atividades Educativas em Museus’, do Museu da Pólvora Negra.

O projeto ‘DREAM – Realidade Digital e Atividades Educativas em Museus 2020-2022’ teve início em agosto de 2020, com o objetivo desenvolver uma metodologia inovadora para ajudar professores do Pré-escolar, 1.º e 2.ª Ciclo do Ensino Básico a fortalecer as competências-chave de consciência e expressão digital e cultural dos alunos, trabalhando com museus e organizações culturais para criar as chamadas ‘Museaters’.

As ‘Museaters’ são peças de teatro onde professores e alunos desempenham o papel de atores, personalizando o caminho de descoberta do museu. Experiências imersivas, com o auxílio de ferramentas digitais (realidade aumentada, QR Codes, vídeos, efeitos sonoros etc.) vão criar novos conteúdos ou reutilizar, reciclar os conteúdos já existentes e facultados pelo museu.

O Museu da Pólvora Negra, sedeado na Fábrica da Pólvora de Barcarena, está instalado no edifício dos primeiros moinhos de água para o fabrico de pólvora negra e preserva um extraordinário património de Oeiras com mais de 5 séculos.

Assista aos dois filmes realizados sobre o projeto: