Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksDia-Europeu-dos-Antibióticos-Programas-Ciência-mais-Cidadã-e-Lab-in-a-Box-visitam-a-Academia-Sénior-Oficina-de-Saberes

Dia Europeu dos Antibióticos | Programas Ciência + Cidadã e Lab in a Box visitam a Academia Sénior ‘Oficina de Saberes’ Notícias

22/11/2022
Dia Europeu dos Antibióticos | Programas Ciência + Cidadã e Lab in a Box visitam a Academia Sénior ‘Oficina de Saberes’

Enquadrado no Dia Europeu dos Antibióticos, assinalado a 18 de novembro, os programas Lab in a Box (LiB) e Ciência + Cidadã dinamizaram uma ação conjunta de sensibilização na Academia Sénior – Projeto Avós e(m) Companhia – Oficina de Saberes do Centro Sagrada Família, em Algés.

Foram realizadas conversas sobre a importância do uso de antibióticos e a sua relação com a nossa microbiota, tendo os participantes oportunidade de explorar uma nova atividade experimental do LiB, bem como deixar as suas mensagens aos cientistas. Em complemento, foi lançado um pequeno vídeo animado – Bactérias vs Antibióticos que aborda a problemática da resistência aos antibióticos.

Ainda a propósito das celebrações do Dia do Antibiótico, Nelson Frazão, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) no grupo de Biologia Evolutiva e Paulo Andrade, médico infeciologista e coordenador na CUF do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, foram entrevistados no programa da Antena 1: Sociedade | O Dia Europeu dos Antibióticos.

O "Dia Europeu dos Antibióticos" é uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para uma utilização correta dos antibióticos. A utilização indevida destes medicamentos pode levar ao aparecimento de bactérias multirresistentes e constituir um risco para a saúde pública.





















____________________________________________________________________________________________________________________

 

Notícias relacionadas:

Instituto Gulbenkian de Ciência de Portas Abertas

'Lab in a Box' no novo ano letivo de 2021/2022

Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 | Construir pontes para uma ciência participada